NursingGames
Capacitação de Profissionais, Pessoas e Familiar Cuidador com Estratégias Lúdicas
O desenvolvimento de jogos em saúde tem vindo a intensificar-se, principalmente na última década. Os jogos permitem que o utilizador abandone o papel passivo de outras abordagens, pelo que, são uma forma de motivar, onde são esperadas aprendizagens dos participantes que duram além do jogo em si. Estes recursos podem ser utilizados para fins diversos, nomeadamente, no ensino, na educação para a saúde, na promoção da saúde e gestão da doença em diferentes populações e contextos.
O grande objetivo deste projeto NursingGames passa por contribuir para a facilitação do processo de capacitação de pessoas, familiar cuidador, profissionais e estudantes, através de jogos.
O NursingGames é composto por 3 subprojetos:
- Nursing Game SelfCare – Promover o autocuidado da pessoa com estratégias lúdicas (Em áreas diversas, designadamente: pessoa com alterações músculo-esqueléticas, pessoa com alterações neurológicas, pessoa com doença oncológica, pessoa em situação paliativa, envelhecimento, saúde familiar, entre outras);
- Nursing Game Family Cargivers – Capacitação do familiar cuidador com estratégias lúdicas (Em áreas diversas, designadamente: pessoa com alterações músculo-esqueléticas, pessoa com alterações neurológicas, pessoa com doença oncológica, pessoa em situação paliativa, envelhecimento, saúde familiar, entre outras);
- Learn with Nursing Game – Capacitação de profissionais e estudantes de enfermagem com estratégias lúdicas.
Objetivos
- Desenvolver e validar jogos físicos e digitais para a capacitação de pessoas, familiar cuidador, profissionais e estudantes de enfermagem;
- Promover o autocuidado da pessoa e familiares cuidadores através de jogos;
- Avaliar o impacto dos jogos físicos e digitais;
- Desenvolver estratégias relevantes no contexto da educação para a saúde;
- Estimular a inovação em enfermagem.
Parceiros
O projeto desenvolve-se em rede, com os seguintes parceiros:
- Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP)
- Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
- Universidade de Santiago de Compostela
- Associação de Familiares de Doentes com Alzheimer de Fisterra e Soneira
- Direção de Enfermagem do Hospital Universitário de São Paulo
- Associação para o Desenvolvimento de Inovação Tecnológica e Games em Saúde (ADITGames)
Equipa de investigação
Carla Sílvia Fernandes
Investigadora responsável
ESEP
Maria Manuela Martins
ESEP
Célia Santos
ESEP
Marisa Lourenço
ESEP
Joana Campos
ESEP
Bruno Miguel Magalhães
ESSSM
Manuel Gandoy Crego
USC
Paula Nogueira
ESE/USP
Margareth Angelo
ESE/USP
Perpetua Nobrega
ESE/USP
Elizabeth Teixeira
UEPA
Vânia Almeida Neris
UFSCar
Fernando Silva Junior
UFPI
Maria Alzete de Lima
UFRN
César Bugallo
AFAFeS
Mafalda Silva
ESS/IPIAGET
Rita Figueiredo
ESESJCluny
Andreia Lima
UFP
Tânia Lourenço
ESESJCluny
João Castro
WeCare Saúde
Odete Amaral
ESSV
Sofia Campos
ESSV
Helena Vieira
ESSUA
Ana Rita Martins
ULS de São João
Mónica Vieira
ULS de São João
Produção científica
Artigos
Gonçalves, H. I. T., Ferreira, M. C., Campos, M. J., & Fernandes, C. S. (2024). Using Digital Technology to Promote Patient Participation in the Rehabilitation Process in Hip Replacement: A Scoping Review. Computers, informatics, nursing : CIN, 10.1097/CIN.0000000000001181. Advance online publication. https://doi.org/10.1097/CIN.0000000000001181
Alves, I., Moreira, A. P., Sousa, T., Teles, P., Fernandes, C. S., Goncalves, F., & Magalhães, B. (2024). Exergame-based rehabilitation for cancer patients undergoing abdominal surgery: Effects on pain, anxiety, depression, and fatigue – A pilot study. European Journal of Oncology Nursing, 72, 102665. https://doi.org/10.1016/j.ejon.2024.102665
Gonçalves, H. I. T., Ferreira, M. C., Campos, M. J., & Fernandes, C. S. (2024). RehabApp to promote patient participation in the rehabilitation process after hip replacement: Development and usability study. International Journal of Orthopaedic and Trauma Nursing, 101119. https://doi.org/10.1016/j.ijotn.2024.101119
Canedo, E., San Martin Gonzalez, P., Fernandes, C. S., & Martins, M. M. (2024). Exploring the impact of gamification and flipped classroom in teaching administration and management in nursing: A case study. Archives of Nursing Research, 6(1), 1-7. https://doi.org/10.24253/anr.v6i1.75
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Livros
Fernandes, Carla Sílvia, Andreia Lima, Bruno Miguel Magalhães, Celia Santos, Marisa Lourenço, Maria Joana Campos, Filipe Gonçalves, José Augusto Gomes, Mafalda Sofia Silva, Pedro Salgado, & Paula Teixeira (coord.) (2023). Desenvolvimento e Inovação Tecnológica- Contributos para a Saúde: Ii Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde. Associação ADITGames, Portugal, 164 p. (978-989-35224-0-0). (Version 1) [Computer software]. Associação ADITGames. https://zenodo.org/record/8140832.
Fernandes, C. S., Vale, B., Lourenço, M., & Magalhães, B. (2022). Jogo Pallium Game. Porto: Associação ADITGameS
Fernandes, C. S., Angelo, M., & Martins, Maria M. (2019). Jogo Dar Voz aos Cuidadores. Loures: Lusodidacta
Fernandes, C. S. (2015). A família como foco dos Cuidados de Enfermagem- Aprendendo com o Family Nursing Game. Loures: Lusodidacta ISBN: 978-989-8075-47-5
Capítulos de livros
Lima, A., Moreira, T., Ferreira, S., Silva, M., & Fernandes, C. S. (2024). O poder da gamificação nas alterações cognitivas. Em C. S. Fernandes, A. M. N. Lima, B. M. Magalhães, C. Santos, M. Lourenço, M. Silva, F. Goncalves, M. J. Campos, P. Salgado, D. Ribeiro & P. Teixeira (Orgs.), Tecnologia e Gamificação Aplicada à Saúde (pp12-19). Associação ADITGames. https://doi.org/10.5281/zenodo.11686970 ISBN: 978-989-35224-1-7
Villarreal Laguna, L., Fernandes, C. S., Campos, J., & Campos Ferreira, M. (2024). Periodic Table of Gamification Elements. Em C. S. Fernandes, A. M. N. Lima, B. M. Magalhães, C. Santos, M. Lourenço, M. Silva, F. Goncalves, M. J. Campos, P. Salgado, D. Ribeiro & P. Teixeira (Orgs.), Tecnologia e Gamificação Aplicada à Saúde (pp. 20-27). Associação ADITGames. https://doi.org/10.5281/zenodo.11686970 ISBN: 978-989-35224-1-7
Cunha, A., Campos Ferreira, M., Campos, J., & Fernandes, C. S. (2024). User centered design Step by Step. Em C. S. Fernandes, A. M. N. Lima, B. M. Magalhães, C. Santos, M. Lourenço, M. Silva, F. Goncalves, M. J. Campos, P. Salgado, D. Ribeiro & P. Teixeira (Orgs.), Tecnologia e Gamificação Aplicada à Saúde (pp. 34-40). Associação ADITGames. https://doi.org/10.5281/zenodo.11686970 ISBN: 978-989-35224-1-7
Baldaia, C. P. da S., Fernandes, C., & Ferreira, L. (2023). Exergames na reabilitação da pessoa mastectomizada: Uma Scoping Review. Onco.News, (47), e072. https://doi.org/10.31877/on.2023.47.03
Lourenço, M., Fernandes, C., Magalhães, B., & Vale, B. (2023). Pallium Game: estratégia de comunicação inovadora em cuidados paliativos. RevSALUS – Revista Científica Internacional Da Rede Académica Das Ciências Da Saúde Da Lusofonia, 5(Sup), 39. https://doi.org/10.51126/revsalus.v5iSup.552
Fernandes, C. S., Campos, M. J., Lima, A. N., Chaves, S. C. da S., Santos, E. C. dos ., Mendes, D. T., & Nóbrega, M. do P. S. S.. (2023). The potential of games for vulnerable groups like refugees: a scoping review. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 57(spe), e20220365. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0365en
Fernandes, Carla Silvia, Lima, Andreia (2023). Tecnologias de suporte à pessoa com Lesão Vertebro-Medular. in Fernandes, Carla Sílvia, Andreia Lima, Bruno Miguel Magalhães, Célia Santos, Marisa Lourenço, Maria Joana Campos, Filipe Gonçalves, José Augusto Gomes, Mafalda Sofia Silva, Pedro Salgado, & Paula Teixeira (coord.) Desenvolvimento e Inovação Tecnológica- Contributos para a Saúde: Ii Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde. (p.50-55) Associação ADITGames, Portugal. https://doi.org/10.5281/zenodo.8140832 ISBN: 978-989-35224-0-0
Fernandes, Carla Silvia, Gomes, José Augusto, Lima, Andreia (2023). Recursos gamificados para a reabilitação em ortopedia. in Fernandes, Carla Sílvia, Andreia Lima, Bruno Miguel Magalhães, Celia Santos, Marisa Lourenço, Maria Joana Campos, Filipe Gonçalves, José Augusto Gomes, Mafalda Sofia Silva, Pedro Salgado, & Paula Teixeira (coord.) Desenvolvimento e Inovação Tecnológica- Contributos para a Saúde: Ii Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde. (p.6-11) Associação ADITGames, Portugal. https://doi.org/10.5281/zenodo.8140832 ISBN: 978-989-35224-0-0
Lourenço, Magalhães, Vale, Fernandes (2022). Jogo de Cartas Pallium Game In Integrar Inovação Tecnológica e Jogos em Saúde. Ed: ADITGameS. ISBN: 978-989-33-3416-4 https://aditgames.pt/wp-content/uploads/2022/06/Integrar-Inovacao-tecnologico-e-jogos-em-saude-1.pdf
Lima, Lourenço, Fernandes (2022). Contributos dos Exergames na Promoção da Autonomia dos Idosos In Integrar Inovação Tecnológica e Jogos em Saúde. Ed: ADITGameS. ISBN: 978-989-33-3416-4 https://aditgames.pt/wp-content/uploads/2022/06/Integrar-Inovacao-tecnologico-e-jogos-em-saude-1.pdf
Lourenço, Fernandes (2022). Jogos em cuidados Paliativos In Integrar Inovação Tecnológica e Jogos em Saúde. Ed: ADITGameS. ISBN: 978-989-33-3416-4 https://aditgames.pt/wp-content/uploads/2022/06/Integrar-Inovacao-tecnologico-e-jogos-em-saude-1.pdf
Comunicações orais
Amaral, O., Campos, S., & Fernandes, C. (2024, junho 5). “Be Strong” – Jogo para o cuidador informal. Comunicação oral apresentada no III Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde, Portugal.
Camelo, R., Ferreira, M. C., Campos, J., & Fernandes, C. S. (2024, junho 5). Mentoria de enfermeiros com recurso a um jogo sério. Comunicação oral [Apresentação online]. III Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde, realizado online.
Santos, I., Pinto, C. B., & Fernandes, C. (2024, junho 5). Game4NurseSupervisor: Um jogo de tabuleiro para promover o conhecimento sobre Supervisão de pares em Enfermagem. Comunicação oral [Apresentação online]. III Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde, realizado online.
Silva, R., Silva, R. F. da, Pinto, C. B., Rocha, M. A., Cruz, V. V., & Fernandes, C. S. (2024, junho 5). Mapeamento de tecnologias educacionais utilizadas na supervisão clínica em estudantes de enfermagem: scoping review. Comunicação oral [Apresentação online]. III Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde, realizado online.
Figueiredo, Lourenço, Passos, Lourenço, Fernandes (2024) Perceção dos familiares de pessoas em situação paliativa sobre o pallium game: Estudo qualitativo no Congresso Internacional de Investigação em Enfermagem, organizado nos dias 6 e 7 de maio de 2024, pela Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Fernandes, Vale, Lourenço, Magalhães (2023) Pallium Game: A Card Game for Family Assessment In Palliative Care, in 16th International Family Nursing Conference Global Innovations in Family Nursing: Advancing Family Health June 20 – 23, 2023, Dublin, Ireland
Fernandes, Campos, Nóbrega, Lima (2023) The Potential of Games for Vulnerable Refugee Families: Scoping Review Protocol in 16th International Family Nursing Conference Global Innovations in Family Nursing: Advancing Family Health June 20 – 23, 2023, Dublin, Ireland
Pessoa, Fernandes, Nogueira (2022). Um jogo para capacitar cuidadores do Lesionado Vertebro-Medular: elaborando o jogo -CuizGiver no “I Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde”, organizado pela ADITGameS, no dia 09 de junho de 2022
Pessoa, Fernandes, Nogueira (2021). Desenvolver um jogo para capacitar o familiar cuidador do Lesionado Vertebro Medular na Mesa Redonda Familiar Cuidador integrada no II Fórum Internacional do Autocuidado, no dia 19 de novembro de 2021, na Escola Superior de Enfermagem do Porto [virtual].
Pósteres
Silva, R., Pinto, C. B., Rocha, M. A., Cruz, V. V., & Fernandes, C. S. (2024, junho 5). Tecnologias educacionais utilizadas na supervisão clínica em estudantes de enfermagem: protocolo de scoping review. Poster [Apresentação online]. III Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde, realizado online.
Martins, A. R., Ferreira, M. C., & Fernandes, C. S. (2024, junho 5). Tecnologias emergentes no cuidado intradialítico: protocolo de scoping review. Poster [Apresentação online]. III Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde, realizado online.
Cunha, A., Ferreira, M. C., Campos, J., & Fernandes, C. S. (2024, junho 5). Enhancing Interprofessional Collaboration in Healthcare: an escape room approach. Poster [Apresentação online]. III Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde, realizado online. Menção Honrosa
Alves, I., Castro, S., Camões, F., Magalhães, R., Magalhães, B. de S., & Fernandes, C. S. (2024, junho 5). Reabilitação com exergames no doente cirúrgico oncológico – Projeto de Implementação. Poster [Apresentação online]. III Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde, realizado online.
Araújo, Campos, Ferreira and Fernandes (2024) Improving Accessibility with Gamification Strategies: Development of a Prototype App, 10th International Conference on Information and Communication Technologies for Ageing Well and e-Health, in Angers, França, nos dias 28 a 30 de Abril
Baldaia, Ferreira, Fernandes (2024) Reabilitação na pessoa mastectomizada: Programa com recurso a exergames, no 5º Congresso de Enfermagem do ULSSA, que decorreu no Hospital Magalhães Lemos – EPE, nos dias 21 e 22 de março de 2024.
Fernandes, Vale, Lourenço, Magalhães (2023) Pallium Game: A Card Game for Family Assessment In Palliative Care, in 16th International Family Nursing Conference Global Innovations in Family Nursing: Advancing Family Health June 20 – 23, 2023, Dublin, Ireland
Fernandes, Campos, Nóbrega, Lima (2023) The Potential of Games for Vulnerable Refugee Families:Scoping Review Protocol in 16th International Family Nursing Conference Global Innovations in Family Nursing: Advancing Family Health June 20 – 23, 2023, Dublin, Ireland
Fernandes, Couto, Lima. (2022). Aging Nursing Game”® impact sur les attitudes des étudiants en infirmière no congresso Fragilite du sujet ageT em Toulouse, França dia 20 e 21 de junho.
Alves, Fernandes, Moreira, Magalhães. (2022). Exergames na Reabilitação da pessoa submetida a cirurgia abdominal oncológica: Protocolo de ensaio clínico randomizado no “I Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde”, organizado pela ADITGameS, no dia 09 de junho de 2022
Baldaia, Fernandes, Ferreira. (2022). Exergames na reabilitação da pessoa com cancro da mama – Protocolo de uma scoping review no “I Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde”, organizado pela ADITGameS, no dia 09 de junho de 2022
Fernandes, Pessoa, Nogueira (2021). “CuizGiver” – um jogo para capacitação do cuidador da pessoa com Lesão Vertebro-Medular e-Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação 2021 que decorreu de 2 a 4 de dezembro, num total de 21 horas.
Lima, A; Moreira, T, Ferreira, S; Parola, V; Nobrega, P, & Fernandes CS. 2022. Eficácia da utilização dos jogos da Wii na capacitação da capacidade física dos idosos: Protocolo de revisão sistemática no Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação 2022, 1 a 3 de Dezembro 2022, Açores.
Lima, A; Moreira, T, Ferreira, S; Parola, V; Nobrega, P, & Fernandes CS. 2022. Eficácia dos exergames na promoção da autonomia dos idosos: Protocolo de um estudo clínico randomizado controlado no Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação 2022, 1 a 3 de Dezembro 2022, Açores
Alves I, Fernandes, CS, Magalhães, B & Moreira A. 2022. Programa de Reabilitação à Pessoa submetida a Cirurgia Abdominal Oncológica com recurso a exergames no Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação 2022, 1 a 3 de Dezembro 2022, Açores. Prémio de menção Honrosa
Lourenço, Fernandes, Magalhães, Vale (2022). Estratégia de Comunicação em situação paliativa “Pallium Game”, no III Encontro Interacional de cuidados de Enfermagem, 2022, “4 a 26 de Outubro 2022, Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Registo de Propriedade Intelectual
Sousa, I, Pinto, C, Fernandes, CSF. (2024). Registo de obra em co-autoria n.º 316/2024 – Jogo de tabuleiro Game4nursesupervisor
Ferreira, Ferreira, Campos, Castro, Fernandes. (2023). Humaniza(te)- Registo propriedade intelectual n.º 2561/2023
Ferreira, Fernandes, Campos, Campos Ferreira. (2023). RehabApp- Registo propriedade intelectual n.º 2326/2023
Lima, Moreira, Sousa, Fernandes (2023). Jogo 4 Deep Balance Game Registo propriedade intelectual n.º 787/2023
Martins, Oliveira, Neto, Fernandes, Silva, Dionísio, Matos, Amorim, Abreu, Soares, Miranda, Pereira, Oliveira. (2022). A Arca dos Direitos – Registo propriedade intelectual n.º 2953/2022