LINKS
Lifting INterprofissional Knowledge through Simulation
A educação interprofissional (EIP) está atualmente inserida em muitos currículos médicos internacionais com o objetivo de melhorar os comportamentos colaborativos entre futuros profissionais [1]. O objetivo da sua inclusão na formação é promover o trabalho em equipa e aumentar a perceção de qual o papel que o profissional de saúde deve ocupar em cada contexto e situação a que será exposto futuramente [2-3]. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a EIP ocorre quando estudantes ou profissionais de duas ou mais profissões partilham um currículo ou programa educativo, desenvolvendo uma colaboração futura eficaz e melhorando os resultados em saúde [1]. A EIP é uma abordagem necessária para o desenvolvimento de práticas colaborativas, considerando a identidade profissional [4]. A aplicação da simulação como modalidade de ensino para a EIP permite trabalhar as competências pretendidas num vasto espetro de complexidades, num ambiente imersivo, seguro e desafiante. Vários estudos mostram a utilidade da simulação na EIP, em diversos níveis de ensino e formação [5]. A EIP continua a ser um desafio, pelas inúmeras barreiras à sua implementação: desde a escassez de recursos, de profissionais, passando pelos currículos clássicos de ensino uni profissional, até à logística de tempo e espaço para que estes projetos se concretizem [5-7].
O projeto LINKS pretende estudar os comportamentos e atitudes inerentes ao trabalho em equipa interprofissional, através do recurso a cenários de simulação clínica, ao nível do ensino pré-graduado. Equipas interprofissionais (constituídas por estudantes do último ano de enfermagem e de medicina) irão atuar em cenários de simulação clínica, promovendo o treino de competências comportamentais/atitudinais e de práticas colaborativas.
Objetivos
- Desenvolver um programa de educação interprofissional, com recurso à simulação clínica, adequado aos programas de formação pré-graduada nos cursos de enfermagem e de medicina;
- Avaliar o impacto da educação interprofissional no desenvolvimento de competências de trabalho em equipa nos estudantes dos cursos de enfermagem e de medicina;
Promotores
O projeto desenvolve-se em colaboração, entre os seguintes copromotores:
Equipa de investigação
- Carla Sá Couto (FMUP)
Coordenadora do projeto - Carla Cerqueira (ESEP)
- Cristina Carvalho (ESEP)
- Isilda Ribeiro (ESEP)
- Fernanda Carvalho (ESEP)
- Elizabete Loureiro (FMUP)
Referências Bibliográficas
- Choudhury RI, Salam MAu, Mathur J et al. How interprofessional education could benefit the future of healthcare – medical students’ perspective. BMC Med Educ 20, 242, 2020.
- Oxelmark L, Amorøe TN, Carlzon L, Rystedt H. Students’ understanding of teamwork and professional roles after interprofessional simulation: a qualitative analysis. Adv Simul. 2:8, 2017.
- Gilbert JH, Yan J, Hoffman SJ. A WHO report: framework for action on interprofessional education and collaborative practice. J Allied Health. 39 Suppl 1:196-7, 2010.
- VanKuiken DM, Schaefer JK, Flaum Hall M, Browne FR. Integrating interprofessional education into the curriculum: Challenges and solutions for a university without a medical center. J Interprof Educ Pract. 2:5-11, 2016.
- World Health Organization. Transforming and scaling up health professionals’ education and training: World Health Organization guidelines 2013. Geneva: WHO Press; 2013 [cited 2022 May 26]. Available from: https://www.who.int/hrh/resources/transf_scaling_hpet/en/.
- van Diggele C, Roberts C, Burgess A et al. Interprofessional education: tips for design and implementation. BMC Med Educ 20, 455, 2020.
- Reeves S, Perrier L, Goldman J, Freeth D, Zwarenstein M. Interprofessional education: effects on professional practice and healthcare outcomes (update). Cochrane Database Syst Rev. 2013; 2013(3):CD002213.