EVccEnfSP

EVccEnfSP

Estudo Vivências Comunitárias do Cuidar de Enfermagem na Saúde da População

A promoção da saúde é uma atividade da área da saúde e os profissionais de saúde particularmente dos cuidados de saúde primários, têm um papel importante na incrementação e viabilização das intervenções de promoção da saúde.

Conscientes da problemática da Literacia em Saúde as proponentes deste projecto têm vindo, nos últimos anos, a colaborar em estudos para identificar os significados que a população atribuí às actividades de PrS/EpS desenvolvidos por profissionais de enfermagem. Os resultados demonstram uma importância relativa, com valores intermédios, da influência dos profissionais de enfermagem.

Preocupadas com os significados que a população atribui ás praticas de PrS/EpS desenvolvidos por profissionais de enfermagem e tendo presente os estudos de Amâncio e Graça Carvalho (2015) e Irma Brito (2014) que explanam também a preocupação sobre a eficácia e a eficiência das actividades de PrS/EpS, propomos o desenvolvimento de estudos que permitam clarificar esta problemática.

Estudo I- Programas de Promoção da Saúde: da génese aos resultados (pPS: gr)

Pesquisas retrospetivas, exploratórias e descritivas dos relatórios de programas de Promoção de Saúde com o objetivo de conhecer as áreas mais prevalentes de intervenção em enfermagem de saúde comunitária; identificar focos de atenção/diagnóstico/intervenções e suas relações e encontrar ou explorar quais intervenções com maior eficácia.

Estudo II- Programas de Promoção da Saúde: da execução á eficácia (pPS: eef)

Pesquisas prospetivas, exploratórias e descritivas de programas de Promoção de Saúde com o objetivo de clarificar forças, adesão, limitações à intervenção em enfermagem de saúde comunitária; identificar focos de atenção/diagnóstico/intervenções e suas relações e encontrar ou explorar quais intervenções com maior eficácia.

Estudo III – Eu, Tu e a Sexualidade: Educação para a sexualidade com os jovens numa comunidade

Projeto de intervenção comunitária no âmbito da saúde escolar com o objetivo de capacitar os jovens para a vivência de uma sexualidade saudável.

Assim, construir um corpo de informação na área da enfermagem de saúde comunitária.

Unidade de acolhimento

Objetivos

Perceber quais as influências teóricas, valores, modelos, estratégias, que fundamentam o exercício de enfermagem de saúde comunitária;

Conhecer as áreas mais prevalentes de intervenção em enfermagem de saúde comunitária;

Encontrar quais intervenções com maior probabilidade de eficácia;

Clarificar forças, adesão, limitações à intervenção em enfermagem de saúde comunitária.

Identificar focos de atenção/diagnóstico/intervenções e suas relações.

Parceiros

Este projeto desenvolve-se, em rede, com os seguintes parceiros:

Equipa de investigação

Ana Paula Cantante

Investigadora responsável

Manuela Teixeira

ESEP

Rosa Maria Alves

ESEP