A promoção da saúde é uma atividade da área da saúde e os profissionais de saúde particularmente dos cuidados de saúde primários, têm um papel importante na incrementação e viabilização das intervenções de promoção da saúde.
Conscientes da problemática da Literacia em Saúde as proponentes deste projecto têm vindo, nos últimos anos, a colaborar em estudos para identificar os significados que a população atribuí às actividades de PrS/EpS desenvolvidos por profissionais de enfermagem. Os resultados demonstram uma importância relativa, com valores intermédios, da influência dos profissionais de enfermagem.
Preocupadas com os significados que a população atribui ás praticas de PrS/EpS desenvolvidos por profissionais de enfermagem e tendo presente os estudos de Amâncio e Graça Carvalho (2015) e Irma Brito (2014) que explanam também a preocupação sobre a eficácia e a eficiência das actividades de PrS/EpS, propomos o desenvolvimento de estudos que permitam clarificar esta problemática.
Estudo I- Programas de Promoção da Saúde: da génese aos resultados (pPS: gr)
Pesquisas retrospetivas, exploratórias e descritivas dos relatórios de programas de Promoção de Saúde com o objetivo de conhecer as áreas mais prevalentes de intervenção em enfermagem de saúde comunitária; identificar focos de atenção/diagnóstico/intervenções e suas relações e encontrar ou explorar quais intervenções com maior eficácia.
Estudo II- Programas de Promoção da Saúde: da execução á eficácia (pPS: eef)
Pesquisas prospetivas, exploratórias e descritivas de programas de Promoção de Saúde com o objetivo de clarificar forças, adesão, limitações à intervenção em enfermagem de saúde comunitária; identificar focos de atenção/diagnóstico/intervenções e suas relações e encontrar ou explorar quais intervenções com maior eficácia.
Estudo III – Eu, Tu e a Sexualidade: Educação para a sexualidade com os jovens numa comunidade
Projeto de intervenção comunitária no âmbito da saúde escolar com o objetivo de capacitar os jovens para a vivência de uma sexualidade saudável.
Assim, construir um corpo de informação na área da enfermagem de saúde comunitária.