Legislativas 2022
O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E OS CUIDADOS CONTINUADOS EM ANÁLISE

Entrevistas a sete representantes dos partidos com assento parlamentar, moderadas pelo Professor Abel Paiva.
Assista online nas redes sociais da ESEP, no dia 21 de janeiro.
data

O Debate – O envelhecimento populacional e os cuidados continuados em análise,  moderado pelo Professor Abel Paiva, assume-se como um espaço de reflexão sobre os programas e as ideias dos partidos políticos sobre uma área dos sistemas de saúde progressivamente mais relevante à medida que a população envelhece: os cuidados de longa duração. Para tal, convidamos todos os partidos políticos com representação parlamentar a responder, numa entrevista, a cinco questões centrais que lhes foram previamente distribuídas.

Os cuidados de longa duração constituem um cluster de necessidades em cuidados de saúde que tem sido insuficientemente valorizado pelas políticas do setor, apesar do seu progressivo aumento em face do envelhecimento populacional.

Durante a pandemia, a omissão de cuidados de que as pessoas dependentes no autocuidado são vítimas, tornou-se evidente na comunicação social, através de imagens, depoimentos, narrativas e casos que ainda em hoje tramitam nos tribunais portugueses.

Discutir, na campanha eleitoral, este assunto é contribuir para a cidadania, a democracia e para o aprofundamento de um debate sobre uma das mais importantes reformas na área da saúde.

Cada uma das cinco questões colocadas, é enquadrada, brevemente, por dados de relatórios nacionais e internacionais que abordam o tema, assim como com dados resultantes de investigação científica publicada.

Participações

Previous
Next
Previous
Next

Manuel Pizarro em representação do Partido Socialista – PS

António Araújo em representação do Partido Social Democrata – PSD

José Soeiro em representação do Bloco de Esquerda – BE

Ângela Moreira em representação da Coligação Democrática Unitária – CDU

Anabela Castro em representação do Partido Pessoas-Animais-Natureza – PAN

Cristiano Santos em representação do Partido Iniciativa Liberal – IL

Diamantino Raposinho em representação do Partido Livre – Livre

Nota: As participações foram ordenadas tendo por critério a representatividade dos respetivos partidos na Assembleia da República. Para este evento foram convidados todos os partidos com assento parlamentar, tendo sido agendadas entrevistas com todos aqueles que, respondendo ao convite endereçado, mostraram disponibilidade em participar. O conteúdo da entrevista é da inteira responsabilidade dos representantes partidários.
Entrevistas
Institucionalização e cuidados domiciliários

Qualidade assistencial nos cuidados de longa duração

Modelo de organização e contratualização

Financiamento

Recursos Humanos

Mais
artigos

Podcast
“120 de Ciência”, o novo podcast da ESEP

O podcast intitulado “120 de Ciência” dedica-se à exploração dos estudos científicos da comunidade da ESEP. O primeiro episódio já está disponível. Em apenas 2 minutos, é apresentado o artigo publicado, em coautoria, por Margarida Reis Santos, docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Ler mais »