CIACS
CIACS
Controlo das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde
A evolução científica e tecnológica que acompanha os cuidados de saúde permite combater as doenças com recurso a técnicas terapêuticas cada vez mais complexas, as quais se associam, muitas vezes, a novos riscos para a segurança dos doentes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a redução das complicações causadas pelos cuidados de saúde é uma prioridade global. Uma das complicações abordada é a infeção associada aos cuidados de saúde (IACS), considerada um problema de saúde pública, multifatorial, sendo que a infeção pode atingir os doentes, mas também os prestadores de cuidados. A prevenção e controlo deste problema exige a implementação de medidas sinérgicas que limitem a transmissão cruzada de microrganismos.
Acredita-se que uma percentagem significativa de IACS é evitável e que é possível combater a crescente resistência aos antimicrobianos. Os enfermeiros podem assumir um papel relevante na prevenção e controlo das IACS.
O projeto tem como finalidade ampliar o conhecimento sobre as práticas clínicas nos contextos de cuidados de saúde e a sua relação com as IACS; produzir conhecimento que suporte intervenções para a mudança dessas práticas, de forma a garantir maior segurança para os doentes e para os profissionais de saúde; e ainda, produzir conhecimento que sustente a lecionação de conteúdos no Curso de Licenciatura em Enfermagem e nos cursos de Mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica.
O projeto integra diferentes tipologias de estudos, nomeadamente, investigações realizadas no âmbito dos cursos de mestrado e de doutoramento em enfermagem. Procura-se que os investigadores da Escola Superior de Enfermagem do Porto, desenvolvam investigação em parceria com investigadores de instituições de saúde, de forma a promover a translação do conhecimento para os contextos da prática de cuidados.
Unidade de acolhimento
Objetivos
- Avaliar as práticas de enfermagem e o seu impacto no controlo das IACS;
- Identificar os fatores que se associam a práticas de maior risco para a transmissão das infeções;
- Conhecer os determinantes da mudança de comportamento, no âmbito do controlo das IACS;
- Criar planos de intervenção para responder a problemas e necessidades identificadas nos contextos dos cuidados de saúde, no âmbito do controlo das IACS;
- Planear e implementar estratégias promotoras de mudanças, de forma a garantir cuidados de saúde mais seguros.
Parceiros
O projeto desenvolve-se em rede, com os seguintes parceiros:
Financiamento


