Autocuidado

Autocuidado

Projetos de I&D em funcionamento

AVFistula.Care

Programas de educação para o Autocuidado com a Fístula Arteriovenosa em Pessoas em Hemodiálise

Este projeto tem por finalidade contribuir para a melhoria da intervenção em enfermagem para a aquisição de competências de autocuidado em pessoas integradas em programas regulares de hemodiálise, com fístula arteriovenosa.

iGestSaúde

Aplicativo de autogestão da doença oncológica durante tratamento de quimioterapia

O iGestSaúde é um projeto de ligação do doente oncológico, em tratamento de quimioterapia no domicílio, aos cuidados de saúde. Tem como finalidade contribuir para a otimização de práticas clínicas, permitindo a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos doentes oncológicos, trazendo ganhos em eficiência e nos resultados em saúde, potenciando, lato sensu, a adequação das políticas de saúde.

Intent-Care

Tecnologias educacionais interativas: contributo para o desenvolvimento de conhecimento e habilidades dos familiares cuidadores

Este projeto de investigação pretende contribuir, através das tecnologias educacionais, para o desenvolvimento de conhecimentos e competências nos familiares cuidadores que cuidam de pessoas dependentes, estando alinhado com o European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing (EIP-AHA) do grupo C2.

MDevNet.RCT

Programa de exercício físico com interface tecnológico para a prevenção de quedas em idosos: estudo piloto

Programa em regime de prestação de serviços ao projeto MDevNet – Rede Nacional de Transferência de Conhecimento de Dispositivos Médicos, que tem como objetivo central a valorização do conhecimento desenvolvido na área dos Dispositivos Médicos de Base Tecnológica, através de processos de transferência de tecnologia ágeis e eficazes para o tecido empresarial e ainda a elaboração de um Manual de Boas práticas para o desenvolvimento de dispositivos médicos.

PT4Ageing

Personal Trainer na gestão da saúde de pessoas com mais idade

O presente projeto visa conceber, implementar e avaliar um programa de intervenção dirigido às populações idosas, com a finalidade de promover a sua saúde, maximizando o potencial de autonomia e o envelhecimento ativo na comunidade, através de um acompanhamento mais próximo e ajustado às necessidades reais destas populações.

Selfcare@Potential

Determinantes do potencial da pessoa dependente para melhorar no autocuidado

Este projeto visa desenvolver capacidades de autocuidado na pessoa dependente e aumentar os seus níveis de autonomia, sendo esta uma preocupação central dos enfermeiros que trabalham na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

SMStyle

Questionário de caracterização do estilo de gestão do regime terapéutico

Projeto de construção de questionário tendo por base o conceito de “estilo de gestão do regime terapêutico”. Visa contribuir para uma maior descriminação positiva face às características pessoais e, portanto uma adequação das terapêuticas de enfermagem em intensidade e intencionalidade que permitam ser mais significativas para as pessoas com doença crónica.