ESEP participa em missões internacionais
A Portugal Polytechnics International Network (PPIN) já realizou três missões no ano de 2022, nas quais a Escola Superior de Enfermagem do Porto participou, com o objetivo de promover a internacionalização do Ensino Superior Politécnico Português.
data

Desde o início do ano 2022, o projeto PPin já realizou três missões internacionais que contaram com a participação de elementos da ESEP. As equipas, formadas por docentes, investigadores e técnicos, têm como objetivo divulgar e promover a internacionalização dos Institutos Politécnicos, através de eventos de captação, indução, networking e criação da figura “embaixador”.

Em março, uma das comitivas portugueses esteve presente no Brasil, de forma a captar mais brasileiros para estudarem em Portugal. Um mercado considerado cada vez mais importante para Portugal, sendo que o ensino superior português acolhe, neste momento, cerca de 20 mil estudantes brasileiros.

Uma das missões PPin também passou por Angola, na Feira Internacional de Luanda (FILDA 2022), que decorreu neste mês de julho, com a participação de 25 empresas portuguesas. No âmbito desta missão, a equipa reuniu-se com o Reitor da Universidade de Luanda, Professor Doutor Alfredo Gabriel Buza, e com o docente da Universidade, Professor Doutor Jorge Gumbe. Foram discutidas várias oportunidades de cooperação recíproca, no que diz respeito à formação e qualificação de docentes do ensino superior, integração de investigadores, bem como a promoção da relação das instituições de ensino superior com o tecido empresarial dos contextos regionais de atuação.

Em Cabo Verde, foram designados, recentemente, os embaixadores PPIN, nomeadamente, a Doutora Edite Lopes, Diretora dos Serviços Hospitalares de Cabo Vede e o Engenheiro Gonçalo Pratas, CEO da empresa MGO.

O projeto PPIN, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Compete2020 e Portugal 2020, pretende reafirmar a visibilidade e reconhecimento do Ensino Superior Politécnico Português, bem como do meio empresarial em mercados internacionais identificados como prioritários tais como: Angola, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Marrocos, Moçambique e Perú.

Respostas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
4ODS
16ODS
17ODS
Mais
artigos