Elisabete Borges escreve artigo para a Metas de Enfermería
A docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Elisabete Borges publicou um artigo na revista Metas de Enfermería.
data

O artigo “Nursing Now. Reafirmación de la Enfermería” fala sobre a campanha mundial Nursing Now, que foi lançada em 2018, como resultado de uma ação conjunta da OMS e do Conselho Internacional de Enfermeiras (ICN).

Esta campanha termina em 2020: Ano Internacional de Enfermeiras e Parteiras e o bicentenário de Florence Nightingale, e tem como objetivo melhorar e dar maior visibilidade aos enfermeiros, destacando seu papel fundamental na melhoria da saúde das populações, na igualdade de gênero e no crescimento econômico.

No artigo, a docente da ESEP enfatiza que atualmente, o contexto da pandemia do COVID-19 também trouxe mudanças significativas para os enfermeiros. A busca pelo conhecimento, a reorganização do trabalho e o trabalho em equipa são pilares essenciais para superar os obstáculos e as adversidades que enfrentam. Nesse período, a população tem a oportunidade de reconhecer o papel do enfermeiro em diferentes contextos, dos serviços hospitalares à atenção primária à saúde. Dado que novos desafios abrem novas oportunidades, essa pandemia é, sem dúvida, também uma contribuição para o Nursing Now.

Mais
artigos

Saúde infantil
Enfermagem em Saúde da Criança e do Jovem – Podcast com a Professora Maria do Céu Barbieri

A docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Maria do Céu Barbieri é uma das coordenadoras do livro “Enfermagem em Saúde da Criança e do Jovem”. Em conversa com a ESEP falou sobre as motivações que levaram à criação deste livro, sobre o papel desempenhado pelos enfermeiros junto das crianças e jovens, bem como das suas famílias, em situações de saúde e de doença. Falou ainda sobre os desafios futuros para a Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica em Portugal.

Ler mais »