AlertFalls

Financiamento
Compete 2020

O projeto ALERTFALLS tem como objetivo principal a prevenção de quedas das pessoas mais idosas que se encontram a viver sozinhas, isoladas da família e afastadas dos cuidados de saúde.

As quedas são internacionalmente reconhecidas como um evento crítico e são comummente reportadas como um incidente de segurança responsável pelo aumento da mortalidade, e também da morbilidade. Para além dos graves problemas de saúde nos idosos, estes incidentes acarretam significativos custos económicos.

Estas quedas podem acontecer em múltiplos contextos, ocorrendo com frequência no domicílio da pessoa idosa, quer no interior, quer no exterior do lar, no jardim, por exemplo. A evidência sugere que muitos idosos que vivem sós caem, mas não reportam o episódio aos familiares e/ou aos prestadores de cuidados de saúde, comprometendo toda a veracidade das estatísticas existentes sobre este assunto.

Na prática, viver só comporta um alto risco de queda. Em Portugal, onde existem muitas pessoas idosas, este problema é uma realidade.

O grande objetivo deste projeto ALERTFALLS passa pelo desenvolvimento de uma aplicação para o registo de dados e para o cálculo do risco de queda em pessoas mais velhas a viverem sós, ajudando a prevenir esta grave situação.

Unidade de acolhimento
Objetivos

Prevenir quedas das pessoas mais idosas que se encontram a viver sozinhas, isoladas da família e afastadas dos cuidados de saúde.

Equipa de investigação

Maria Isabel Lage

Investigadora Responsável (Universidade do Minho)

Nilza Nogueira

ESEP

Manuela Almendra

Universidade do Minho

Fátima Braga

Universidade do Minho

Odete Araújo

Universidade do Minho

Filipe Meneses

Universidade do Minho

João Peixoto

Centro de Computação Gráfica