Sob o lema “Comunidades Circulares”, a Escola Superior de Enfermagem do Porto organiza diversas atividades que pretendem sensibilizar e envolver toda a comunidade académica, de forma a contribuirmos para uma ESEP mais sustentável.
A Escola, comprometida com a redução da pegada ecológica, adota a sustentabilidade como vetor estratégico para a construção de melhores e mais eficientes soluções para a comunidade ESEP.
A ESEP instalou, com o apoio do Fundo Ambiental, um posto de carregamento para veículos elétricos na Sede da ESEP, com o objetivo de incentivar a comunidade a transitar para uma energia verde.
Com o financiamento do fundo POSEUR, a ESEP aumentou a eficiência energética no polo Dona Ana Guedes, através da colocação de vão envidraçados, alteração dos sistemas de iluminação interior e exterior, remodelação da central térmica e instalação de um sistema de produção fotovoltaico.
Com o financiamento do fundo POSEUR, encontra-se em fase de finalização de implementação o projeto que permitiu a substituição da iluminação existente por iluminação LED, a substituição dos equipamentos de climatização existentes por equipamentos de climatização mais eficientes do tipo Inverter e a instalação de um sistema fotovoltaico em autoconsumo. Irá, ainda, possibilitar a colocação de isolamento térmico na fachada do edifício.
Com o financiamento do fundo COMPETE2020, este projeto em fase final de execução permitirá a desmaterialização dos suportes de informação e dos processos da ESEP possibilitando uma maior facilidade, a um menor custo, no acesso e na disponibilidade da informação junto de toda a comunidade.