Atribuída pela Sigma Europe, esta distinção reconhece a excelência e o impacto do percurso de investigação do docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Francisco Sampaio, reforçando o reconhecimento internacional da investigação em Enfermagem desenvolvida em Portugal.
Com quase 100 artigos científicos revistos por pares, três livros publicados e perto de 50 capítulos de livros, o docente da ESEP conta com uma produção científica consistente, com mais de 160 comunicações em conferências nacionais e internacionais. A sua investigação centra-se em áreas como intervenções psicoterapêuticas em Enfermagem, literacia em saúde mental, ansiedade, taxonomias de Enfermagem e avaliação psicométrica, contribuindo significativamente para a prática clínica e para as políticas de saúde mental. Integra, como investigador, o grupo de investigação “Self-Care and Adaptation to Illness”, sediado no RISE-Health, e é Action Chair da COST Action “Climate Change Impacts on Mental Health in Europe (CliMent)”.
O docente da ESEP e investigador do RISE-Health é também membro da direção da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, foi Presidente do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Ordem dos Enfermeiros entre 2020 e 2023, e, desde 2022, integra a Coordenação Regional de Saúde Mental do Norte, onde colabora com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e o Ministério da Saúde.
A cerimónia de entrega da distinção Sigma Europe Nursing Excellence in Research 2025 decorre no próximo dia 21 de maio, pelas 10:20 horas, em formato online, através da plataforma Zoom.
Fundada em 1922, a Sigma Theta Tau International Honor Society of Nursing é a segunda maior organização mundial de Enfermagem, com mais de 100 mil membros ativos e 600 capítulos em instituições de ensino e parceiros de saúde em todos os continentes.
Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

