A sessão de tomada de posse contou com as boas-vindas da presidente do CNIPES, Patrícia Rosado Pinto e encerrou com intervenção do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.
O conselho é composto por especialistas nacionais e estrangeiros, com ligações ao ensino superior, com membros do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, a Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado, a Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico, a Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Particular e Cooperativo e representantes estudantis do ensino superior universitário, bem como os representantes dos consórcios cujas candidaturas foram aprovadas ao abrigo do Aviso 04/C06-i07/2023 e do Convite 08/C06-i07/2024, do qual a Escola Superior de Enfermagem do Porto faz parte através do consórcio INOV-Norte.
O CNIPES tem por missão promover a inovação e a formação pedagógicas como dimensões essenciais do espaço de educação superior, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e de contribuir para o sucesso e o bem-estar das comunidades académicas em Portugal.
Criado em outubro de 2024, o CNIPES é um órgão independente e colegial, com funções consultivas junto do Governo. Criado como um dos Marcos para a submedida “Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior — Criação de centros de excelência de inovação pedagógica”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência da República Portuguesa, ao abrigo do Investimento RE-C06-i07 — Impulso Mais Digital.
Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

