O conceito de vulnerabilidade psicológica está associado a crenças cognitivas inadequadas do indivíduo, como a autocrítica, o perfecionismo e a necessidade de validação e aprovação externa, reduzindo a habilidade do indivíduo para lidar com experiências de vida negativas.
Desenvolvido no âmbito do Projeto Literacia & Saúde Mental Positiva, este estudo teve como objetivo explorar as propriedades psicométricas da Escala de Vulnerabilidade Psicológica em estudantes de escolas do ensino secundário.
Publicada com o título “Psychometric proprieties analyses of psychological vulnerability scale for secondary school students”, a investigação recorreu à realização de estudo psicométrico com uma amostra não probabilística de 1875 estudantes de escolas do ensino secundário, com idade entre os 15 e mais de 18 anos. Os participantes completaram um questionário de autorrelato que incluiu informação demográfica, a Escala de Vulnerabilidade Psicológica e o Questionário de Saúde Mental Positiva.
A análise revelou valores de assimetria aceitáveis e de curtose. A análise fatorial confirmatória indicou excelentes índices globais de ajustamento, confirmando a estrutura original. Os testes da invariância entre géneros demonstraram que a Escala de Vulnerabilidade Psicológica foi consistente para rapazes e raparigas e que cada item contribuiu de forma semelhante para o construto. A Escala de Vulnerabilidade Psicológica demonstrou boa consistência interna.
Assim, foi possível concluir que a Escala de Vulnerabilidade Psicológica é uma ferramenta de confiança que permite aos profissionais de saúde avaliarem a vulnerabilidade psicológica em adolescentes.
O artigo, publicado na Frontiers in Psychology, é da autoria dos docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Isilda Ribeiro e José Carlos Carvalho, com Odete Araújo, Otília Freitas, Gilberta Sousa e Silvana Martins.
Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
