Training&Educa

Training&Educa in PC

Necessidade global de cuidados paliativos

Os cuidados paliativos são cuidados de saúde que melhoram a qualidade de vida das pessoas e suas famílias que enfrentam problemas associados ao aparecimento de uma doença avançada, progressiva, com prognóstico de vida limitado.  Regulamentações excessivamente restritivas para a utilização de morfina e outros medicamentos essenciais paliativos, negam acesso a alívio adequado da dor e dos cuidados paliativos.

A educação, treino e conscientização do que são cuidados paliativos entre os profissionais de saúde é uma barreira importante a ultrapassar para melhorar a acessibilidade a estes cuidados. A necessidade global de cuidados paliativos continuará a crescer como resultado da carga crescente de doenças não transmissíveis e o envelhecimento das populações. Cuidados paliativos precoces reduzem o número de internamentos hospitalares desnecessários e a utilização dos serviços de saúde (OMS, 2018).

Bons cuidados na paliação assentam em educação e treino adequados dos seus profissionais. O currículo académico e profissional, a sua complexidade, as prioridades educativas, os desafios no setor da saúde, exigem novos planos para a formação, agilidade dos membros das escolas e universidades responsáveis pelo desenvolvimento curricular.

O desenvolvimento da formação exige inovação e conhecimento de cuidados paliativos, baseado nas recomendações nacionais e internacionais para esta área da saúde. Está documentada a necessidade crescente de educação, formação, treino adequado dos enfermeiros para o cuidado a pessoas e famílias em condição paliativa (Davis & Lippe, 2018).

Este estudo está registado na Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto (UNIESEP) / NursID/Cintesis.

Desenvolve-se em 3 estudos independentes.

Estudo 1Scoping Review (fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019)

Estudo 2Survey Study (dezembro de 2019 – fevereiro 2020)

Estudo 3Delphi Study (dezembro de 2019 – fevereiro 2020)

Unidade de acolhimento

Objetivos

Mapear prioridades educacionais e formativas dos profissionais de saúde, em matéria de cuidados paliativos, a nível internacional;

Mapear a formação pós-graduada em cuidados paliativos realizando um estudo exploratório nacional que informe sobre as caraterísticas dos diferentes currículos académicos aos níveis de ensino pós-graduado, nas diferentes escolas de Medicina, Enfermagem e Saúde;

Identificar consensos relativamente a aspetos estruturantes dos programas formativos pós-graduados– conteúdos programáticos, carga horária, estratégias de ensino aprendizagem, competências profissionais com foco na população especializada em CP.

Equipa de investigação

Olga Fernandes

Investigadora responsável

Adriana Coelho

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Vítor Oliveira Parola

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Bárbara Fernandes

Centro Hospitalar São João

Maria Aurora Pereira

Escola Superior Saúde Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Maria Manuela Cerqueira

Escola Superior Saúde Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Sandra Martins Pereira

Universidade Católica Portuguesa

Conceição Reisinho

ESEP