Training&Educa
Training&Educa in PC
Necessidade global de cuidados paliativos
Os cuidados paliativos são cuidados de saúde que melhoram a qualidade de vida das pessoas e suas famílias que enfrentam problemas associados ao aparecimento de uma doença avançada, progressiva, com prognóstico de vida limitado. Regulamentações excessivamente restritivas para a utilização de morfina e outros medicamentos essenciais paliativos, negam acesso a alívio adequado da dor e dos cuidados paliativos.
A educação, treino e conscientização do que são cuidados paliativos entre os profissionais de saúde é uma barreira importante a ultrapassar para melhorar a acessibilidade a estes cuidados. A necessidade global de cuidados paliativos continuará a crescer como resultado da carga crescente de doenças não transmissíveis e o envelhecimento das populações. Cuidados paliativos precoces reduzem o número de internamentos hospitalares desnecessários e a utilização dos serviços de saúde (OMS, 2018).
Bons cuidados na paliação assentam em educação e treino adequados dos seus profissionais. O currículo académico e profissional, a sua complexidade, as prioridades educativas, os desafios no setor da saúde, exigem novos planos para a formação, agilidade dos membros das escolas e universidades responsáveis pelo desenvolvimento curricular.
O desenvolvimento da formação exige inovação e conhecimento de cuidados paliativos, baseado nas recomendações nacionais e internacionais para esta área da saúde. Está documentada a necessidade crescente de educação, formação, treino adequado dos enfermeiros para o cuidado a pessoas e famílias em condição paliativa (Davis & Lippe, 2018).
Este estudo está registado na Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto (UNIESEP) / NursID/Cintesis.
Desenvolve-se em 3 estudos independentes.
Estudo 1 – Scoping Review (fevereiro de 2018 a fevereiro de 2019)
Estudo 2 – Survey Study (dezembro de 2019 – fevereiro 2020)
Estudo 3 – Delphi Study (dezembro de 2019 – fevereiro 2020)
Unidade de acolhimento
Objetivos
Mapear prioridades educacionais e formativas dos profissionais de saúde, em matéria de cuidados paliativos, a nível internacional;
Mapear a formação pós-graduada em cuidados paliativos realizando um estudo exploratório nacional que informe sobre as caraterísticas dos diferentes currículos académicos aos níveis de ensino pós-graduado, nas diferentes escolas de Medicina, Enfermagem e Saúde;
Identificar consensos relativamente a aspetos estruturantes dos programas formativos pós-graduados– conteúdos programáticos, carga horária, estratégias de ensino aprendizagem, competências profissionais com foco na população especializada em CP.
Parceiros
O projeto desenvolve-se em rede, com os seguintes parceiros: