Selfcare@potencial

Selfcare@potencial

Após a instalação de um quadro de dependência para o autocuidado é fundamental que se inicie um processo de recuperação.

Os cuidados à pessoa dependente implicam uma perspetiva de natureza multidisciplinar e pluriprofissional com objetivos concretos e consistentes que passam pela necessidade de uma avaliação sistemática e sistematizada dirigida para as reais necessidades da pessoa.

Requer também, um juízo de diagnóstico capaz de traduzir a dimensão da condição da pessoa e uma ação terapêutica voltada para promoção de uma aprendizagem efetiva, de forma a possibilitar um processo de gestão proactivo e integrado da promoção do potencial de recuperação destas pessoas.

O potencial da pessoa dependente para manter e/ou recuperar o autocuidado, representa o conhecimento ou um juízo feito pelo enfermeiro fundamentado num conjunto de dados tidos como relevantes, e deve ser considerado durante o processo de tomada de decisão destes profissionais.

O projeto integra quatro fases:

Fase 1 – reunião com grupo de peritos no sentido de identificar, na perceção destes, quais os fatores que influenciam a pessoa dependente a melhorar a capacidade para o autocuidado.

Fase 2 – Revisão sistemática sobre as características psicométricas dos determinantes apurados e desenvolvimento de medidas se necessário.

Fase 3 – Elaboração da toolkit de avaliação do potencial de recuperação da pessoa dependente para o autocuidado.

Fase 4 – Estudo da adequação da toolkit na prática clínica.

Objetivos

  • Identificar fatores que influenciam a capacidade para melhorar o autocuidado da pessoa dependente;
  • Contribuir para a seleção/elaboração de uma toolkit de avaliação dos determinantes do potencial de recuperação da pessoa dependente para o autocuidado;
  • Dar contributos para os modelos de cuidados de enfermagem que visem capacitar a pessoa dependente e familiar cuidador no sentido da manutenção e ou recuperação da pessoa dependente para o autocuidado.

Parceiros

Escola Superior de Enfermagem do Porto

Instituto Superior de Engenharia do Porto