PT4Ageing
PT na gestão da saúde de pessoas com mais idade
O aumento da longevidade reflete a melhoria das políticas sociais e de saúde, no entanto, também coloca novos desafios à sociedade atual, a qual se confronta com a necessidade de criar condições que promovam o potencial de saúde e a capacidade funcional dos mais idosos.
A Direção Geral de Saúde (DGS), em conformidade com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Comissão Europeia (CE), salienta a importância de todas as medidas, políticas e sociais, que contribuam para um envelhecimento ativo.
O presente projeto visa conceber, implementar e avaliar um programas de intervenção dirigidos às populações idosas, com a finalidade de promover a sua saúde, maximizando o potencial de autonomia e o envelhecimento ativo na comunidade, através de um acompanhamento mais próximo e ajustado às necessidades reais destas populações.
Unidade de acolhimento
Fases do Projeto e Objetivos
Fase I
Estudo 1
Estudo piloto com uma população de pessoas idosas residentes na área de influência da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Paranhos desenvolvido em três etapas:
- Etapa 1 – Desenvolvimento de um programa de intervenção no domínio da promoção da saúde;
- Etapa 2 – Implementação e Avaliação do programa de intervenção;
- Etapa 3 – Conceção e Desenvolvimento do programa à Distancia e de recursos para melhorar a segurança dos idosos.
Estudo 2
- Etapa 1 – Desenvolver um programa de intervenção no domínio da promoção de estilos de vida saudáveis nas pessoas com mais idade;
- Etapa 2 – Implementar o programa de intervenção em grupos de idosos, ajustando-o às necessidades dessa população;
- Etapa 3 – Avaliar a eficácia dos programas de intervenção implementados;
- Etapa 4 – Identificar áreas de intervenção prioritárias, face às transições vivenciadas pelas pessoas com mais idade.
Fase II
Estudo 1 – The Show Balance Walking 12*3 para avaliação e treino de equilíbrio;
Estudo 2 – 3S – Smart Safe Shoes: Meias inteligentes, anatómicas, antiderrapantes e impermeáveis como recurso para a segurança do doente.
Parceiros
O projeto desenvolve-se em rede, com os seguintes parceiros:
Equipa de investigação
Olga Ribeiro
Investigadora responsável
Maria Manuela Martins
ESEP
Célia Santos
ESEP
Lígia Lima
ESEP
Celeste Bastos
ESEP
Carla Fernandes
ESEP
Márcia Cruz
ESEP
Ana Faria
ARS Norte
Patrícia Assunção
CHVNGE