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Literacia & Saúde Mental Positiva

A Saúde mental positiva pode ser definida como um valor em si (sentir-se bem) ou como uma capacidade de perceber, compreender e interpretar o meio, para se adaptar e alterá-lo, se necessário, de pensar e comunicar uns com os outros (Lehtinen, 2004). Os investigadores da área da saúde mental, têm manifestado muito interesse na forma como a saúde pode ser influenciada pelas dimensões positivas das experiências, integração social, autoeficácia, gestão emocional, controle percebido entre outros (Lluch, 1999, Sequeira, 2014). Nos últimos anos, os conceitos da saúde mental positiva (efeito positivo, bem-estar, benefício) tem tido uma valorização crescente na investigação na área da saúde. A Promoção da saúde mental visa promover a manutenção ou elevação da saúde mental positiva aumentar a capacidade para lidar com os acontecimentos de vida negativos (Davis, 2002; Keyes, 2007).

A avaliação dos aspetos positivos da saúde mental constitui-se como um recurso determinante para a promoção da saúde das pessoas, privilegiando-se um modelo de saúde mental positiva, em detrimento de um modelo centrado na doença.

Em termos metodológicos será efetuado um estudo multicêntrico e de multinível com recurso a diferentes abordagens metodológicas (revisão sistemática da literatura, focus grupo, estudo delphi e estudos epidemiológicos), em função dos objetivos de cada etapa do estudo.

Unidade de acolhimento
Objetivos
  • Criar um programa de Promoção de Saúde Mental Positiva;
  • Validar um programa de Promoção de Saúde Mental Positiva;
  • Avaliar a efetividade de um programa de Promoção de Saúde Mental Positiva em diferentes contextos;
  • Avaliar os níveis de Saúde Mental Positiva em diferentes populações (estudantes, enfermeiros, professores, entre outros);
  • Formar profissionais em Saúde Mental Positiva;
  • Criar um protótipo de monitorização e apoio à promoção da Saúde Mental Positiva;
  • Validação de um aplicativo de avaliação e suporte à promoção da Saúde Mental Positiva.
Equipa de investigação

Carlos Sequeira
Investigador responsável

Regina Pires
ESEP

José Carlos Carvalho
ESEP

Teresa Rodrigues
ESEP

Isilda Ribeiro
ESEP

Palmira Oliveira
ESEP

Ana Isabel Querido
ESS do IPLeiria

Sónia Teixeira
Doutoranda

Maria José Nogueira
ESS Alto Tâmega – Chaves

Catarina Tomás
ESS do IPLeiria

Sónia Patrícia Alves
Doutoranda

Cláudia Chaves
Doutoranda

Daniel Carvalho
Doutorando

Helena Penaforte

Carmen Andrade
UAçores

Odete Araújo
UMinho

Tiago Filipe Oliveira Costa
Doutorando

Isabel Fragoeiro
UMadeira

Olga Valentim
UAtlantica

Francisco Sampaio
Universidade Fernando 

Otília da Silva Freitas
UMadeira

Sofia de Faria Oliveira
UCC Amares – ACES Cavadoll Geres/Cabreira

Mariana Lima
ULS Matosinhos

Sérgio Cunha
ULS Matosinhos

Sónia Rocha
USL Matosinhos

Daniela Mota Machado
ULS Matosinhos

Tânia Morgado
CH Coimbra

Cláudia Almeida
ULS Bragança

Emanuel Pereira
Hospital Castelo Branco

Tânia Lourenço
ESESJC – Madeira

Manuela Nené
ESECVP

Marta Gouveia
Centro Hospitalar Tondela Viseu

António Carlos Amaral
Centro Hospitalar Tondela Viseu

Elsa Mendes Barbosa
Hospital Padre Américo

Miguel Sousa
Hospital Padre Américo

Diogo Moura
SNS24 

Cristiana Cruz
CHSJ

Cátia Moreira
Hospital Padre Américo

Kayo Henrique Feitosa Sousa
Escola de Enfermagem Ana Nery

Ermelinda Marques
IP Guarda

Amadeu Matos Gonçalves
IPV

Lídia Soares
Bolseiro Doutoramento

Sandra Alpuim
Escola de Viana do Castelo

Joana Coelho 
Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia

Gilberta
UMadeira

Manuel Paulino
IP Guarda

Produção científica
Evaluation of the Psychometric Properties of the Mental Vulnerability Questionnaire in Undergraduate Students

Ano: 2016 Autoria: Sequeira, Carlos A. C; Barbosa, Elsa N. M; Nogueira, Maria J. C; Sampaio, Francisco M. C. In Perspectives in Psychiatric Care.  doi: 10.1111/ppc.12164

Levels of Vulnerability and Positive Mental Heath in Nursing Students

Ano: 2016 Autoria: Sequeira, Carlos; Carvalho, José C; Gonçalves, Amadeu; Lluch-Canut, Teresa; Roldán-Merino, Juan; Nogueira, Maria J. C.  In Nursing Students”, Atención Primaria 48, Supl C: 82 – 82.

Evaluation of positive mental health and sense of coherence in mental health professionals

Ano: 2015 Autoria: Mantas Jiménez, S., Juvinyà i Canal, D., Bertran i Noguer, C., Roldán Merino, J., Sequeira, C., & Lluch Canut, M.  In Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (13), 34-42.

Psychometric properties of the self-administered version of the "Self-Care Requisites Scale” among carers for the mentally ill.

Ano: 2015 Autoria: Albacar-Ribóo, N., Lleixá-Fortuño, M. Lluch Canut, M., Sequeira, C., Carvalho, J. C., & Roldán Merino, J. F.  In Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (13), 53-60.

Avaliação das propriedades psicométricas do Questionário de Saúde Mental Positiva em estudantes portugueses do ensino superior

Ano: 2014 Autoria: Sequeira, C.; Carvalho, J.C.; Sampaio, Francisco; Sá, Luis; Lluch-Canut, Teresa; Roldán-Merino, Juan.  In Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental , 11: 45 – 53.

Assessing positive mental health in people with chronic physical health problems: correlations with socio-demographic variables and physical health status

Ano: 2013 Autoria: Lluch-Canut, Teresa; Puig-Llobet, Montserrat; Sánchez-Ortega, Aurelia; Roldán-Merino, Juan; Ferré-Grau, Carmen; Sequeira, Carlos. In BMC Public Health 13, 1: 928 – 939. doi: 10.1186/1471-2458-13-928

Vulnerabilidade mental em estudantes de enfermagem no ensino superior: estudo exploratório

Ano: 2013 Autoria:Sequeira, C.; Carvalho, J. C; Borges, E.; Sousa, C. In Journal of Nursing and Health (JONAH) 3, 2: 170 – 181.