LSM+

LSM+

Saúde mental positiva

A Saúde mental positiva pode ser definida como um valor em si (sentir-se bem) ou como uma capacidade de perceber, compreender e interpretar o meio, para se adaptar e alterá-lo, se necessário, de pensar e comunicar uns com os outros (Lehtinen, 2004). Os investigadores da área da saúde mental, têm manifestado muito interesse na forma como a saúde pode ser influenciada pelas dimensões positivas das experiências, integração social, autoeficácia, gestão emocional, controle percebido entre outros (Lluch, 1999, Sequeira, 2014). Nos últimos anos, os conceitos da saúde mental positiva (efeito positivo, bem-estar, benefício) tem tido uma valorização crescente na investigação na área da saúde. A Promoção da saúde mental visa promover a manutenção ou elevação da saúde mental positiva aumentar a capacidade para lidar com os acontecimentos de vida negativos (Davis, 2002; Keyes, 2007).

A avaliação dos aspetos positivos da saúde mental constitui-se como um recurso determinante para a promoção da saúde das pessoas, privilegiando-se um modelo de saúde mental positiva, em detrimento de um modelo centrado na doença.

Em termos metodológicos será efetuado um estudo multicêntrico e de multinível com recurso a diferentes abordagens metodológicas (revisão sistemática da literatura, focus grupo, estudo delphi e estudos epidemiológicos), em função dos objetivos de cada etapa do estudo.

Unidade de acolhimento

Objetivos

  • Criar um programa de Promoção de Saúde Mental Positiva;
  • Validar um programa de Promoção de Saúde Mental Positiva;
  • Avaliar a efetividade de um programa de Promoção de Saúde Mental Positiva em diferentes contextos;
  • Avaliar os níveis de Saúde Mental Positiva em diferentes populações (estudantes, enfermeiros, professores, …);
  • Formar profissionais em Saúde Mental Positiva;
  • Criar um protótipo de monitorização e apoio à promoção da Saúde Mental Positiva;
  • Validação de um aplicativo de avaliação e suporte à promoção da Saúde Mental Positiva.

Equipa de investigação

Carlos Sequeira

Investigador responsável

Regina Pires

ESEP

José Carlos Carvalho

ESEP

Teresa Rodrigues

ESEP

Isilda Ribeiro

ESEP

Palmira Oliveira

ESEP

Ana Isabel Querido

ESS do IPLeiria

Sónia Teixeira

Doutoranda

Maria José Nogueira

ESS alto tamega - Chaves

Catarina Tomás

ESS do IPLeiria

Sónia Patricia Alves

Doutoranda

Cláudia Chaves

Doutoranda

Daniel Carvalho

Doutorando

Helena Penaforte

Carmen Andrade

UAçores

Odete Araújo

UMinho

Tiago Filipe Oliveira Costa

Doutorando

Isabel Fragoeiro

UMadeira

Olga Valentim

UAtlantica

Francisco Sampaio

Universidade Fernando Pessoa

Otília da Silva Freitas

UMadeira

Sofia de Faria Oliveira

UCC Amares - ACES CavadoII Geres/Cabreira

Mariana Lima

ULS Matosinhos

Sérgio Cunha

ULS Matosinhos

Sónia Rocha

ULS Matosinhos

Daniela Mota Machado

ULS Matosinhos

Tânia Morgado

CH Coimbra

Cláudia Almeida

ULS Bragança

Emanuel Pereira

Hospital Castelo Branco

Tânia Lourenço

ESESJC - Madeira

Manuela Nené

ESECVP

Marta Gouveia

Centro Hospitalar Tondela Viseu

António Carlos Amaral

Centro Hospitalar Tondela Viseu

Elsa Mendes Barbosa

Hospital Padre Américo

Miguel Sousa

Hospital Padre Américo

Diogo Moura

SNS24

Cristiana Cruz

CHSJ

Cátia Moreira

Hospital Padre Américo

Kayo Henrique Feitosa Sousa

Escola de Enfermagem Ana Nery

Ermelinda Gonçalves

IP Guarda

Amadeu Matos Gonçalves

IPV

Lídia Soares

Bolseiro Doutoramento

Sandra Alpuim

Escola de Viana do Castelo

Joana Coelho

Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia

Gilberta

UMadeira

Referências bibliográficas

Evaluation of the Psychometric Properties of the Mental Vulnerability Questionnaire in Undergraduate Students

Ano: 2016 Autoria: Sequeira, Carlos A. C; Barbosa, Elsa N. M; Nogueira, Maria J. C; Sampaio, Francisco M. C. In Perspectives in Psychiatric Care.  doi: 10.1111/ppc.12164

Levels of Vulnerability and Positive Mental Heath in Nursing Students

Ano: 2016 Autoria: Sequeira, Carlos; Carvalho, José C; Gonçalves, Amadeu; Lluch-Canut, Teresa; Roldán-Merino, Juan; Nogueira, Maria J. C.  In Nursing Students”, Atención Primaria 48, Supl C: 82 – 82.

Evaluation of positive mental health and sense of coherence in mental health professionals

Ano: 2015 Autoria: Mantas Jiménez, S., Juvinyà i Canal, D., Bertran i Noguer, C., Roldán Merino, J., Sequeira, C., & Lluch Canut, M.  In Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (13), 34-42.

Psychometric properties of the self-administered version of the "Self-Care Requisites Scale” among carers for the mentally ill.

Ano: 2015 Autoria: Albacar-Ribóo, N., Lleixá-Fortuño, M. Lluch Canut, M., Sequeira, C., Carvalho, J. C., & Roldán Merino, J. F.  In Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (13), 53-60.

Avaliação das propriedades psicométricas do Questionário de Saúde Mental Positiva em estudantes portugueses do ensino superior

Ano: 2014 Autoria: Sequeira, C.; Carvalho, J.C.; Sampaio, Francisco; Sá, Luis; Lluch-Canut, Teresa; Roldán-Merino, Juan.  In Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental , 11: 45 – 53.

Assessing positive mental health in people with chronic physical health problems: correlations with socio-demographic variables and physical health status

Ano: 2013 Autoria: Lluch-Canut, Teresa; Puig-Llobet, Montserrat; Sánchez-Ortega, Aurelia; Roldán-Merino, Juan; Ferré-Grau, Carmen; Sequeira, Carlos. In BMC Public Health 13, 1: 928 – 939. doi: 10.1186/1471-2458-13-928

Vulnerabilidade mental em estudantes de enfermagem no ensino superior: estudo exploratório

Ano: 2013 Autoria:Sequeira, C.; Carvalho, J. C; Borges, E.; Sousa, C. In Journal of Nursing and Health (JONAH) 3, 2: 170 – 181.