Resultados de implementação da Responsabilidade Social 2021

Resultados ESEP sobre a implementação de ações e atividades de Responsabilidade Social na Escola. 

Estes resultados são o corolário de um processo de autoavaliação, tendo por base os Indicadores de Responsabilidade Social (IRSIES), criados pelo ORSIES – Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior.

De facto, entre 2017 e 2018, o  ORSIES concebeu um Livro Verde, tendo por base um trabalho colaborativo entre 30 Instituições de Ensino Superior (IES), apresentando recomendações e definindo a visão estratégica da responsabilidade social no ensino superior. O passo seguinte foi estabelecer indicadores que permitissem a cada IES efetuar a sua própria reflexão interna.

Durante o ano 2021 foi, assim, realizado o primeiro autodiagnóstico por parte de cada IES membro, com o desenvolvimento de um conjunto de ações de suporte disponibilizadas pelo ORSIES. Conheça, então, os primeiros resultados de autoavaliação da ESEP quanto à implementação de medidas de responsabilidade social.

Dimensões avaliadas:

Indicadores: 16

Temas:

  • Governação democrática e transparente
  • Orientação ética nos processos de gestão e atividades da organização
  • Direitos humanos e políticas de inclusão social
  • Gestão socialmente responsável das pessoas e das relações
  • Justiça, transparência e equidade nas políticas de acesso às IES
  • Campus ambientalmente sustentável, seguro e saudável
  • Comunicação e marketing socialmente responsáveis

Indicadores: 9

Temas:

  • Formação de cidadãos socialmente responsáveis
  • Promoção do sucesso educativo e combate ao abandono
  • Promoção da empregabilidade e da aprendizagem ao longo da vida
  • Promoção da mobilidade e da colaboração, nacionais e internacionais
  • Estratégias de promoção de relacionamento com os alumni

Indicadores: 6

Tema:

  • Gestão socialmente responsável da produção e difusão do conhecimento

Indicadores: 3

Tema:

  • Participação social na comunidade
Níveis de avaliação:

Inexistência de sequência nos indicadores avaliados.

Integra o compromisso com a Responsabilidade Social de forma transversal em todas as dimensões de atuação da IES.

Planeia linhas de atuação que vão concretizar o compromisso assumido.

Age em conformidade com as linhas de atuação que concretizam o compromisso.

Avalia os resultados, presta contas sobre os mesmos a todos os interessados e promove soluções inovadoras decorrentes destes resultados e aprendizagem.

Resultados Globais ESEP

Os resultados globais demonstram a relativa novidade do tema na ESEP. 

Na realidade, encontram-se em fase de planeamento (Nível 1 e o Nível 2) cerca de 65% das atividades preconizadas, revelando, por um lado, um compromisso com a responsabilidade social e, por outro, um planeamento das linhas de atuação futuras a desenvolver. Isto traduz-se, assim, na necessidade de formalizar as iniciativas que existem de forma esporádica e concentrada em apenas grupos mais ou menos informais da ESEP.

Destaque, ainda, para o facto da ESEP apresentar um baixo número de atividades não implementadas nem planeadas (fase inicial), em comparação com a média das IES avaliadas, o que revela o nosso comprometimento com a Responsabilidade Social, de resto, um dos eixos centrais do Plano Estratégico da ESEP.

Campus Socialmente Responsável

A dimensão “Campus Socialmente Responsável” é composta por 16 indicadores que dizem respeito às práticas de responsabilidade social desenvolvidas e que tenham impacto ao nível organizacional. 

Nesse âmbito, a ESEP apresenta resultados acima da média das IES. De facto, cerca de 94% dos indicadores encontram-se já em execução, enquanto que, ao nível da média das IES, encontram-se em implementação 83% das iniciativas temáticas a desenvolver nesta dimensão.

De destacar, que os indicadores “Estratégias para a Responsabilidade Social e/ou Sustentabilidade”, “Criação e revisão periódica de um Código de Ética/Conduta” e “Participação e gestão de iniciativas sobre Ética, RS ou Sustentabilidade” encontram-se, na ESEP, já em pleno funcionamento e, por isso, em fase de monitorização.

Formação pessoal e profissional e relação com Alumni

A dimensão “Formação pessoal e profissional dos estudantes e relação com Alumni” é composta por cinco temas e 9 indicadores.

Nesta área, a ESEP teve a maioria dos indicadores no Nível 1 – Atenção (55,5%), sendo, por isso, uma dimensão que importará desenvolver atividades inovadoras, como seja, a organização de atividades de ligação aos alumni.

De realçar que encontra-se na fase de monitorização (i.e. amplamente implementada), os indicadores de “Desenvolvimento curricular e impactos da formação” e monitorização do “(In)sucesso e abandono académico”. 

Gestão Socialmente Responsável da Produção e Difusão do Conhecimento

Na dimensão 3, da Gestão socialmente responsável da produção e difusão do conhecimento, enquadram-se os seguintes indicadores: investigação colaborativa; investigação em desenvolvimento sustentável; difusão e transferência de conhecimento; difusão e transferência de conhecimento junto de públicos vulneráveis; práticas de divulgação e transferência científica integradas no ensino; ciência aberta.

De destacar que, ao nível desta dimensão, a ESEP tem já implementadas cerca de 61% do total de indicadores em avaliação,  muito acima dos 38% de implementação global por parte do conjunto de instituições de ensino superior. 

Neste âmbito, e como resultado da análise crítica realizada pela ESEP aos resultados obtidos, estamos já a desenvolver, em 2022, iniciativas de promoção da investigação colaborativa e da ciência aberta.

Participação Social na Comunidade

Na dimensão “Participação social na comunidade”, a ESEP apresenta todos os indicadores no Nível 1 (Atenção), evocando a necessidade de maior atenção ao compromisso social da ESEP com a comunidade, ao nível da construção de redes e parcerias com a comunidade, de integração da aprendizagem e da intervenção social, articulando o contexto letivo com o contexto extralectivo, e, ainda, de maior relação colaborativo com a comunidade envolvente.

Metodologia

Os Indicadores de Responsabilidade Social tinham como objetivo identificar as áreas de melhoria contínua e conceber um plano de ações a realizar, numa perspetiva de crescimento da IES.

Neste sentido, o desenvolvimento do autodiagnóstico baseou-se nos 34 Indicadores de Responsabilidade Social, organizados em 4 dimensões essenciais:

  • campus socialmente responsável;
  • formação pessoal e profissional dos estudantes e relação com alumni;
  • gestão socialmente responsável da produção e difusão do conhecimento;
  • participação social na comunidade.

Para cada indicador, foram concebidas questões específicas que cada IES deveria responder com Sim, Não ou Não se Aplica. As questões colocadas estão indexadas a níveis de avaliação sequenciais que, por sua vez, definem em que fase de desenvolvimento da responsabilidade social a IES se encontra.