Resultados ESEP sobre a implementação de ações e atividades de Responsabilidade Social na Escola.
Estes resultados são o corolário de um processo de autoavaliação, tendo por base os Indicadores de Responsabilidade Social (IRSIES), criados pelo ORSIES – Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior.
De facto, entre 2017 e 2018, o ORSIES concebeu um Livro Verde, tendo por base um trabalho colaborativo entre 30 Instituições de Ensino Superior (IES), apresentando recomendações e definindo a visão estratégica da responsabilidade social no ensino superior. O passo seguinte foi estabelecer indicadores que permitissem a cada IES efetuar a sua própria reflexão interna.
Durante o ano 2021 foi, assim, realizado o primeiro autodiagnóstico por parte de cada IES membro, com o desenvolvimento de um conjunto de ações de suporte disponibilizadas pelo ORSIES. Conheça, então, os primeiros resultados de autoavaliação da ESEP quanto à implementação de medidas de responsabilidade social.
Indicadores: 16
Temas:
Indicadores: 9
Temas:
Indicadores: 6
Tema:
Indicadores: 3
Tema:
Inexistência de sequência nos indicadores avaliados.
Integra o compromisso com a Responsabilidade Social de forma transversal em todas as dimensões de atuação da IES.
Planeia linhas de atuação que vão concretizar o compromisso assumido.
Age em conformidade com as linhas de atuação que concretizam o compromisso.
Avalia os resultados, presta contas sobre os mesmos a todos os interessados e promove soluções inovadoras decorrentes destes resultados e aprendizagem.
Os resultados globais demonstram a relativa novidade do tema na ESEP.
Na realidade, encontram-se em fase de planeamento (Nível 1 e o Nível 2) cerca de 65% das atividades preconizadas, revelando, por um lado, um compromisso com a responsabilidade social e, por outro, um planeamento das linhas de atuação futuras a desenvolver. Isto traduz-se, assim, na necessidade de formalizar as iniciativas que existem de forma esporádica e concentrada em apenas grupos mais ou menos informais da ESEP.
Destaque, ainda, para o facto da ESEP apresentar um baixo número de atividades não implementadas nem planeadas (fase inicial), em comparação com a média das IES avaliadas, o que revela o nosso comprometimento com a Responsabilidade Social, de resto, um dos eixos centrais do Plano Estratégico da ESEP.
A dimensão “Campus Socialmente Responsável” é composta por 16 indicadores que dizem respeito às práticas de responsabilidade social desenvolvidas e que tenham impacto ao nível organizacional.
Nesse âmbito, a ESEP apresenta resultados acima da média das IES. De facto, cerca de 94% dos indicadores encontram-se já em execução, enquanto que, ao nível da média das IES, encontram-se em implementação 83% das iniciativas temáticas a desenvolver nesta dimensão.
De destacar, que os indicadores “Estratégias para a Responsabilidade Social e/ou Sustentabilidade”, “Criação e revisão periódica de um Código de Ética/Conduta” e “Participação e gestão de iniciativas sobre Ética, RS ou Sustentabilidade” encontram-se, na ESEP, já em pleno funcionamento e, por isso, em fase de monitorização.
A dimensão “Formação pessoal e profissional dos estudantes e relação com Alumni” é composta por cinco temas e 9 indicadores.
Nesta área, a ESEP teve a maioria dos indicadores no Nível 1 – Atenção (55,5%), sendo, por isso, uma dimensão que importará desenvolver atividades inovadoras, como seja, a organização de atividades de ligação aos alumni.
De realçar que encontra-se na fase de monitorização (i.e. amplamente implementada), os indicadores de “Desenvolvimento curricular e impactos da formação” e monitorização do “(In)sucesso e abandono académico”.
Na dimensão 3, da Gestão socialmente responsável da produção e difusão do conhecimento, enquadram-se os seguintes indicadores: investigação colaborativa; investigação em desenvolvimento sustentável; difusão e transferência de conhecimento; difusão e transferência de conhecimento junto de públicos vulneráveis; práticas de divulgação e transferência científica integradas no ensino; ciência aberta.
De destacar que, ao nível desta dimensão, a ESEP tem já implementadas cerca de 61% do total de indicadores em avaliação, muito acima dos 38% de implementação global por parte do conjunto de instituições de ensino superior.
Neste âmbito, e como resultado da análise crítica realizada pela ESEP aos resultados obtidos, estamos já a desenvolver, em 2022, iniciativas de promoção da investigação colaborativa e da ciência aberta.
Na dimensão “Participação social na comunidade”, a ESEP apresenta todos os indicadores no Nível 1 (Atenção), evocando a necessidade de maior atenção ao compromisso social da ESEP com a comunidade, ao nível da construção de redes e parcerias com a comunidade, de integração da aprendizagem e da intervenção social, articulando o contexto letivo com o contexto extralectivo, e, ainda, de maior relação colaborativo com a comunidade envolvente.
Os Indicadores de Responsabilidade Social tinham como objetivo identificar as áreas de melhoria contínua e conceber um plano de ações a realizar, numa perspetiva de crescimento da IES.
Neste sentido, o desenvolvimento do autodiagnóstico baseou-se nos 34 Indicadores de Responsabilidade Social, organizados em 4 dimensões essenciais:
Para cada indicador, foram concebidas questões específicas que cada IES deveria responder com Sim, Não ou Não se Aplica. As questões colocadas estão indexadas a níveis de avaliação sequenciais que, por sua vez, definem em que fase de desenvolvimento da responsabilidade social a IES se encontra.