NursingGames

NursingGames

Capacitação de profissionais, pessoas e familiar cuidador com estratégias lúdicas

O desenvolvimento de jogos em saúde tem vindo a intensificar-se, principalmente na última década. Os jogos permitem que o utilizador abandone o papel passivo de outras abordagens, pelo que, são uma forma de motivar, onde são esperadas aprendizagens dos participantes que duram além do jogo em si. Estes recursos podem ser utilizados para fins diversos, nomeadamente, no ensino, na educação para a saúde, na promoção da saúde e gestão da doença em diferentes populações e contextos.

O grande objetivo deste projeto NursingGames passa por contribuir para a facilitação do processo de capacitação de pessoas, familiar cuidador, profissionais e estudantes, através de jogos.

O NursingGames é composto por 3 subprojetos:

  1. Nursing Game SelfCare – Promover o autocuidado da pessoa com estratégias lúdicas
  2. Nursing Game Family Cargivers – Capacitação do familiar cuidador com estratégias lúdicas
  3. Learn with Nursing Game – Capacitação de profissionais e estudantes de enfermagem com estratégias lúdicas

Objetivos

  • Desenvolver e validar jogos físicos e digitais para a capacitação de pessoas, familiar cuidador, profissionais e estudantes de enfermagem;
  • Promover o autocuidado da pessoa e familiares cuidadores através de jogos;
  • Avaliar o impacto dos jogos físicos e digitais;
  • Desenvolver estratégias relevantes no contexto da educação para a saúde;
  • Estimular a inovação em enfermagem.

    Parceiros

    O projeto desenvolve-se em rede, com os seguintes parceiros:

    Equipa de investigação

    Carla Sílvia Fernandes

    Investigadora responsável

    Maria Manuela Martins

    ESEP

    Célia Santos

    ESEP

    Marisa Lourenço

    ESEP

    Joana Campos

    ESEP

    Bruno Miguel Magalhães

    ESSSM

    Manuel Gandoy Crego

    USC

    Paula Nogueira

    ESE/USP

    Margareth Angelo

    ESE/USP

    Perpetua Nobrega

    ESE/USP

    Elizabeth Teixeira

    UEPA

    Vânia Almeida Neris

    UFSCar

    Fernando Silva Junior

    UFPI

    Maria Alzete de Lima

    UFRN

    César Bugallo

    AFAFeS

    Mafalda Silva

    ESS/IPIAGET

    Produção científica

    Jogo Dar Voz aos Cuidadores

    Ano: 2019 Autoria: Fernandes, CS, Angelo, M, & Martins, Maria M. Editor: Lusodidacta 

    The Use of Games in the Self-Management of Oncological Disease: An Integrative Literature Review

    Ano: 2019 Autoria: Fernandes CS, Magalhaes B, Santos C & Martines-Galiano J. In: Online Journal of Nursing Informatics, 23(3):7–1

    Nursing Practice Today An aging simulation game's impact on the attitudes of nursing students

    Ano: 2019 Autoria: Fernandes, CS, Couto, G & Afonso, A. In: Nursing Practice Today, 6(3), 142-151

    Ano: 2018 Autoria: Fernandes CS & Ângelo M. In: av.enferm,  36( 1 ): 88-98

    Dar Voz aos Cuidadores: um jogo para o cuidador familiar de um doente dependente

    Ano: 2018 Autoria: Fernandes, CS., Angelo, M, & Martins, M M.  In: Revista da Escola de Enfermagem da USP, 52, e03309.

    A família como foco dos Cuidados de Enfermagem- Aprendendo com o Family Nursing Game

    Ano: 2015 Autoria: Fernandes, CS Editor: Lusodidacta ISBN: 978-989-8075-47-5