NursingGames

Capacitação de Profissionais, Pessoas e Familiar Cuidador com Estratégias Lúdicas

O desenvolvimento de jogos em saúde tem vindo a intensificar-se, principalmente na última década. Os jogos permitem que o utilizador abandone o papel passivo de outras abordagens, pelo que, são uma forma de motivar, onde são esperadas aprendizagens dos participantes que duram além do jogo em si. Estes recursos podem ser utilizados para fins diversos, nomeadamente, no ensino, na educação para a saúde, na promoção da saúde e gestão da doença em diferentes populações e contextos.

O grande objetivo deste projeto NursingGames passa por contribuir para a facilitação do processo de capacitação de pessoas, familiar cuidador, profissionais e estudantes, através de jogos.

O NursingGames é composto por 3 subprojetos:

  1. Nursing Game SelfCare – Promover o autocuidado da pessoa com estratégias lúdicas (Em áreas diversas, designadamente: pessoa com alterações músculo-esqueléticas, pessoa com alterações neurológicas, pessoa com doença oncológica, pessoa em situação paliativa, envelhecimento, saúde familiar, entre outras);
  2. Nursing Game Family Cargivers – Capacitação do familiar cuidador com estratégias lúdicas (Em áreas diversas, designadamente: pessoa com alterações músculo-esqueléticas, pessoa com alterações neurológicas, pessoa com doença oncológica, pessoa em situação paliativa, envelhecimento, saúde familiar, entre outras); 
  3. Learn with Nursing Game – Capacitação de profissionais e estudantes de enfermagem com estratégias lúdicas.
Objetivos
  • Desenvolver e validar jogos físicos e digitais para a capacitação de pessoas, familiar cuidador, profissionais e estudantes de enfermagem;
  • Promover o autocuidado da pessoa e familiares cuidadores através de jogos;
  • Avaliar o impacto dos jogos físicos e digitais;
  • Desenvolver estratégias relevantes no contexto da educação para a saúde;
  • Estimular a inovação em enfermagem.
    Parceiros

    O projeto desenvolve-se em rede, com os seguintes parceiros:

    Equipa de investigação

    Carla Sílvia Fernandes
    Investigadora responsável

    Maria Manuela Martins
    ESEP

    Célia Santos
    ESEP

    Marisa Lourenço
    ESEP

    Joana Campos
    ESEP

    Bruno Miguel Magalhães
    ESSSM

    Manuel Gandoy Crego
    USC

    Paula Nogueira
    ESE/USP

    Margareth Angelo
    ESE/USP

    Perpetua Nobrega
    ESE/USP

    Elizabeth Teixeira
    UEPA

    Vânia Almeida Neris
    UFSCar

    Fernando Silva Junior
    UFPI

    Maria Alzete de Lima 
    UFRN

    César Bugallo
    AFAFeS

    Mafalda Silva
    ESS/IPIAGET

    Rita Figueiredo
    ESESJCluny

    Andreia Lima
    UFP

    Tânia Lourenço
    ESESJCluny

    João Castro
    WeCare Saúde

    Odete Amaral
    ESSV

    Sofia Campos
    ESSV

    Produção científica

    Artigos
    • Fernandes, C. S., Magalhães, B., Lima, A., Nóbrega, P., Silva, M., & Santos, C. (2022). Impact of Exergames on the Mental Health of Older Adults: A Systematic Review and GRADE Evidence Synthesis. Games for health journal, 10.1089/g4h.2021.0229.. https://doi.org/10.1089/g4h.2021.0229
    • Fernandes, C. S., Magalhães, B., Gomes, J. A., & Santos, C. (2022). Exergames to improve Rehabilitation after Anterior Cruciate Ligament Injury: Systematic review and GRADE evidence synthesis. International Journal of Orthopaedic and Trauma Nursing, 44. https://doi.org/10.1016/j.ijotn.2021.100917
    • Pessoa, C., Fernandes, C. S. N. da N., & Nogueira, . P. C. (2022). CuizGiver: desenvolvimento de um jogo digital para a capacitação do cuidador do lesionado vertebro-medular. Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação. https://doi.org/10.33194/rper.2022.212
    • Fernandes, Carla Sílvia, Magalhães, Bruno, Gomes, José Augusto, Santos, Célia. (2022). Exergames to Improve Rehabilitation for Shoulder Injury: Systematic Review and GRADE Evidence Synthesis. Rehabilitation Nursing: 21, 2022. http://dx.doi.org/10.1136/bmjspcare-2021-003300
    • Fernandes, C., Vale, M., & Lourenço, M. (2022). Exploring the use of games in palliative care: A scoping review. Palliative and Supportive Care, 1-21. doi:10.1017/S1478951521001929
    • Fernandes, C. S., Lourenço, M., Vale, B. (2021). Patient card games in palliative care: integrative review. BMJ Supportive & Palliative Care. doi: 10.1136/bmjspcare-2021-003300
    • Fernandes, C. S. (2021). Rehabilitation games in a world in digital transition. Revista de Ciências da Saúde, 11(2):3-4 
    • Fernandes, C. S., Magalhães, B., Goncalves, F., Nogueira, P. C., & Santos, C. (2021). The Use of Gamification in Patients Undergoing Hip Arthroplasty: Scoping Review [Review]. Games for Health Journal, 10(3), 147-157. https://doi.org/10.1089/g4h.2020.0210
    • Fernandes, C. S ., Magalhaes, B., Santos, C. & Martines-Galiano, J. (2019). The Use of Games in the Self-Management of Oncological Disease: An Integrative Literature Review. Online Journal of Nursing Informatics, 23(3):7–1
    • Fernandes, C. S., Couto, G. & Afonso, A. (2019). Nursing Practice Today An aging simulation game’s impact on the attitudes of nursing students.  Nursing Practice Today, 6(3), 142-151
    • Fernandes, C.S. & Ângelo, M. (2018). Estratégias lúdicas utilizadas em enfermagem-Uma revisão integrativa av.enferm,  36( 1 ): 88-98
    • Fernandes, CS., Angelo, M, & Martins, M M.  (2018). Dar Voz aos Cuidadores: um jogo para o cuidador familiar de um doente dependente.  Revista da Escola de Enfermagem da USP, 52, e03309.
    Livros
    • Fernandes, C. S., Vale, B., Lourenço, M., & Magalhães, B. (2022). Jogo Pallium Game. Porto: Associação ADITGameS
    • Fernandes, C. S., Angelo, M., & Martins, Maria M. (2019). Jogo Dar Voz aos Cuidadores. Loures: Lusodidacta
    • Fernandes, C. S. (2015). A família como foco dos Cuidados de Enfermagem- Aprendendo com o Family Nursing Game. Loures: Lusodidacta ISBN: 978-989-8075-47-5
    Capítulos de livros
    Comunicações orais
    • Pessoa, Fernandes, Nogueira (2022). Um jogo para capacitar cuidadores do Lesionado Vertebro-Medular: elaborando o jogo -CuizGiver no “I Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde”, organizado pela ADITGameS, no dia 09 de junho de 2022
    • Pessoa, Fernandes, Nogueira (2021). Desenvolver um jogo para capacitar o familiar cuidador do Lesionado Vertebro Medular na Mesa Redonda Familiar Cuidador integrada no II Fórum Internacional do Autocuidado, no dia 19 de novembro de 2021, na Escola Superior de Enfermagem do Porto [virtual].
    Poster
    • Fernandes, Couto, Lima. 2022. Aging Nursing Game”® impact sur les attitudes des étudiants en infirmière no congresso Fragilite du sujet ageT em Toulouse, França dia 20 e 21 de junho.
    • Alves, Fernandes, Moreira, Magalhães. 2022. Exergames na Reabilitação da pessoa submetida a cirurgia abdominal oncológica: Protocolo de ensaio clínico randomizado no “I Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde”, organizado pela ADITGameS, no dia 09 de junho de 2022
    • Baldaia, Fernandes, Ferreira. 2022. Exergames na reabilitação da pessoa com cancro da mama – Protocolo de uma scoping review no “I Simpósio Internacional de Inovação, Tecnologias e Jogos em Saúde”, organizado pela ADITGameS, no dia 09 de junho de 2022
    • Fernandes, Pessoa, Nogueira 2021- “CuizGiver” – um jogo para capacitação do cuidador da pessoa com Lesão Vertebro-Medular e-Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação 2021 que decorreu de 2 a 4 de dezembro, num total de 21 horas.