NursingBigData

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Do trabalho até agora desenvolvido no âmbito do projeto investigação da NursingOntos resultaram as versões 1.2019 e 1.2020 da NursingOntos, aprovada pelo CTC da ESEP como referencial para a organização do conhecimento substantivo da disciplina, mobilizado na conceção de cuidados.

Esta ontologia, em rigor, é sobreponível à “Ontologia de enfermagem” aprovada pela OE em 2020. A versão 1.2020 da NursingOntos, neste momento, está em prova em “total workload”, funcionando no backend de um aplicativo educacional desenvolvido na ESEP – e4nursing -, com cerca de 1000 utilizadores em simultâneo.
A utilização da e4nursing por todos os ciclos de estudos da ESEP gera uma enorme quantidade de dados, por definição. Por isso, faz sentido tirar partido deste grande volume de dados, preparando-os e analisando-os para a obtenção de padrões de associação e de relacionamentos entre variáveis. No fundo, recorrer a técnicas matemáticas para se extrair os dados e obter insights através de informações (conjunto de dados), Data mining.

Unidade de acolhimento
Objetivos
  1.  Identificar clusters de dados;
  2.  Identificar clusters de dados por: Procedimento de Diagnóstico e Terapêutica Médica (PDTM), Processos Corporais (PC), Processos Mentais (PM), Autocuidado (AC); Indivíduo, Cuidador, Mãe/Pai, Família;
  3. Identificar relações entre diagnósticos;
  4. Identificar relações entre 1, 2 e unidades curriculares;
  5. Identificar clusters de clientes por dados e Diagnósticos;
  6. Identificar clusters de clientes por dados e Diagnósticos e por: PDTM, PC, PM, AC; Indivíduo, Cuidador, Mãe/Pai, Família;
  7. Identificar relações entre clusters de clientes por dados e diagnósticos e unidades curriculares;
  8. Identificar a evolução do cliente;
  9. Identificar clusters de intervenções;
  10. Identificar clusters de intervenções por: Observar, Executar, Informar, PDTM, PC, PM, AC; Indivíduo, Cuidador, Mãe/Pai, Família;
  11. Identificar relações entre dados, diagnósticos e clusters de intervenções;
  12. Identificar relações entre clusters de intervenções e unidades curriculares;
  13. Identificar clusters de clientes por intervenções;
  14. Identificar clusters de clientes por intervenções e por: PDTM, PC, PM, AC; Indivíduo, Cuidador, Mãe/Pai, Família;
  15. Identificar relações entre clusters de clientes e unidades curriculares.
Parceiros

O projeto desenvolve-se em colaboração, entre os seguintes parceiros:

Equipa de investigação

Alice Brito
Investigadora responsável

Abel Paiva
ESEP

Helder Carneiro
ESEP

Sérgio Malta
ESEP

Produção científica
Relatórios