Gestão Sinais & Sintomas

Gestão de Sinais e Sintomas

Projetos de I&D em funcionamento

CIACS

Controlo das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde

Este projeto integra dois estudos concumitantes. O primeiro visa proceder à avaliação da desinfeção de superfícies hospitalares de contacto frequente, numa abordagem multimoda. O segundo pretende analisar o reprocessamento e reutilização de dispositivos médicos de uso único, tendo por base uma amostra em instituições de saúde da zona norte de Portugal.

DRIVE-C

Demência e depressão: fatores de risco e intervenção comunitária

Este projeto pretende avaliar as necessidades de cuidados de saúde, declínio funcional, declínio cognitivo e fragilidade em pessoas com demência e o ônus sobre os cuidadores de pessoas com demência.

Objetiva, ainda, avaliar a associação entre variáveis sociodemográficas e clínicas e a presença de sofrimento psíquico no cuidador familiar.

ECare-COPD

Promoção da autogestão na DPOC: Programa Formativo

ECare-COPD é um projeto de promoção da autogestão em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica (COPD). Tem por finalidade desenvolver e implementar programas formativos em e-learning, dirigido a estudantes de 1.º e 2.º ciclos e enfermeiros. Pretendemos melhorar as competências dos futuros e atuais enfermeiros para a promoção autogestão da doença nas pessoas com DPOC.

IPAD

Intervenções participativas por auscultação e diagnóstico

O desenvolvimento do projeto terá como base o modelo PEER-IESS para a promoção da saúde na comunidade. Após o diagnóstico e constituição do “grupo semente”, ir-se-ão desenvolver intervenções que possam dar resposta às necessidades da comunidade, centradas nas intervenções participativas promotoras da saúde.

NEURHIV

Sintomatologia neurocognitiva em idosos portadores do vírus da imunodeficiência humana

Este projeto está integrado no CINTESIS e conta com uma equipe multidisciplinar de investigadores com experiência em pesquisas sobre o HIV / SIDA, demência, envelhecimento e sexualidade.

O objetivo final é conceber um programa piloto envolvendo dinâmicas preventivas e promoção da adesão ao regime terapêutico em pessoas já infetadas.

PPSM+

Programa de Promoção de Saúde Mental Positiva

Este estudo tem por objetivos principais a avaliação dos níveis de saúde mental positiva (SM+) das populações, a criação, validação e avaliação da efetividade de um programa de promoção de SM+ e a criação de um aplicativo informático de monitorização e suporte à SM+.

PSY-SC

Avaliação do distress psicológico e das dimensões espirituais em utentes portadores de doença crónica

A sociologia e a antropologia consideram a espiritualidade e a religião dimensões estruturantes da natureza humana. 

Este estudo tem por finalidade identificar correlações entre espiritualidade, satisfação com a vida e distress psicológico em utentes portadores de doenças mentais crónicas.

SDEES

Sintomatologia depressiva e risco de suicídio em estudantes do ensino superior

Este projeto pretende desenvolver um programa de intervenção que visa a diminuição da sintomatologia depressiva em futuros profissionais e intervenções dirigidas para gestão e prevenção da doença aumentando o potencial de empoderamento dos indivíduos.