FRADE

FRADE

Financiamento:

Plataforma de avaliação e prevenção de riscos de quedas

A população mundial com mais de 65 anos está a crescer rapidamente. O processo de envelhecimento afeta a mobilidade, a força muscular e o controlo do equilíbrio, o que contribui para o aumento da ocorrência de quedas. Atualmente, há uma variedade de soluções para abordar apenas estágios específicos das quedas: avaliar vários fatores de risco de queda, detectar automaticamente quedas e fornecer estratégias para a prevenção de quedas, focadas na atenuação de fatores de risco de queda específicos. No entanto, a maioria das soluções tecnológicas não permite fechar o ciclo de gerenciamento de quedas, abordando simultaneamente a detecção de quedas (DF), a avaliação de risco de quedas (FRA) e a prevenção de quedas (FP).

O FRADE pretende ser uma solução composta por diversos componentes (sensor vestível, aplicativo de desktop, aplicativo Android e servidor back-end com interface da web) para executar a detecção de quedas (DF), a avaliação de risco de quedas (FRA) e a prevenção de quedas (FP).

O idoso utilizará um sensor para monitorizar quedas e fornecer uma estimativa contínua do risco de queda, com base na análise de movimento. Ele envia um alarme para o servidor azenados no servidor back-end e podem ser acedidos através de sua interfac back-end e um SMS para um prestador de cuidados sempre que uma queda é detetada. O dispositivo vestível também será usado para monitorizar os movimentos do idoso e comunicar com a aplicação de desktop e Android enquanto ele executa testes de FRA e de FP. Todos os dados monitorizados são armazenados no servidor back-end e podem ser acedidos através de sua interface da web, por um cuidador.

Unidade de acolhimento
Objetivos

Desenvolver e testar uma plataforma tecnológica abrangente para detecção de quedas

Execução

Abril de 2020 a Dezembro de 2020

Parceiros

O projeto desenvolve-se em colaboração, entre os seguintes parceiros:

Equipa de investigação

Nilza Nogueira

ESEP

Fátima Araújo

ESEP

Fraunhofer