Ética na Demência

Ética na Demência

A investigação sobre ética na demência centra-se em quais os interesses que as pessoas com demência têm, pesquisa em ética e demência, diretivas antecipadas, planeamento do cuidado, autonomia e personalidade, tecnologias de apoio, dignidade e decisões de fim de vida.

Este projeto pretende promover a dignidade, autonomia e qualidade de vida para pessoas com demência; reduzir o esgotamento e o sofrimento moral entre cuidadores formais e informais de pessoas com demência, melhorar a qualidade e homogeneidade dos cuidados de demência em toda a Europa, promovendo a colaboração internacional no campo da demência e ética, incluindo os PECO. 

Unidade de acolhimento
Objetivos
  • Mapeamento: estabelecer uma visão científica coerente dos esforços existentes para enfrentar dilemas éticos no tratamento da demência na Europa, através de de uma síntese da literatura publicada sobre o tema, descrevendo o estado da arte atual, bem como um mapeamento informado pelas partes interessadas e avaliação das estruturas éticas existentes, por exemplo nacional planos de demência e estratégias ou diretrizes.
  • Desenvolvimento: desenvolver uma proposta para um quadro ético europeu prático que serve de apoio aos cuidadores formais e informais na tomada de decisões éticas no tratamento da demência.
  • Recomendações: elaborar recomendações de políticas sobre como implementar a proposta de um quadro ético prático em contextos culturais europeus concretos e configurações de saúde. 
  • Educação: desenvolvimento de um kit de ferramentas educacionais que pode ser integrado no
    currículo dos cuidadores formais de pessoas com demência, e que serão igualmente úteis para cuidadores informais.
Parceiros

O projeto desenvolve-se em colaboração, entre os seguintes parceiros:

Equipa de investigação

Wilson Abreu
Investigador responsável
Escola Superior de Enfermagem do Porto