ESEP Sustentável

A ESEP associa-se à Semana Europeia da Redução de Resíduos que decorre de 23 a 27 de novembro de 2020.

A Escola, comprometida com a redução da pegada ecológica, adota a sustentabilidade como vetor estratégico para a construção de melhores e mais eficientes soluções para a comunidade ESEP.

Semana Europeia da
Redução de Resíduos

Nas últimas décadas o aumento da produção de resíduos tem sido um dos principais problemas para a preservação do meio ambiente. 

Este ano a ESEP associa-se à Semana Europeia de Redução de Resíduos, que decorre de 23 a 27 de novembro, e tem como tema central os “Resíduos Invisíveis”, alertando para a quantidade de resíduos produzidos no fabrico e utilização dos mais diversos produtos do nosso quotidiano.

Esta é uma iniciativa que se encontra no topo da ação europeia contra a produção de resíduos e uma das atividades promovidas pela ESEP na sua ação em prol da sustentabilidade do planeta.

Saiba mais sobre as atividades que a ESEP tem implementado no seu compromisso com a sustentabilidade e com a eficiência no uso de recursos.

Sabia que a ESEP, em 2020:

Produz cerca de 70% da energia que consome.
Evitou o abate de mais de 300 árvores.
Diminuiu as emissões de CO2 equivalentes a uma viagem de 78 mil km de automóvel...
... equivalente a 6 voltas ao mundo!
Implementou um sistema completo de separação de resíduos, disponível em todos os edifícios da ESEP.

Atividades sustentáveis da ESEP

Projetos de Sustentabilidade da ESEP

Financiamento

01

Posto de Abastecimento de Veículos Elétricos

A ESEP instalou, com o apoio do Fundo Ambiental, um posto de carregamento para veículos elétricos na Sede da ESEP, com o objetivo de incentivar a comunidade a transitar para uma energia verde.

02

Sustentabilidade e Eficiência no edifício da ESEP Ana Guedes

Com o financiamento do fundo POSEUR, a ESEP aumentou a eficiência energética no polo Dona Ana Guedes, através da colocação de vão envidraçados, alteração dos sistemas de iluminação interior e exterior, remodelação da central térmica e instalação de um sistema de produção fotovoltaico.

03

Sustentabilidade e Eficiência no edifício da ESEP Sede

Com o financiamento do fundo POSEUR, encontra-se em fase de finalização de implementação o projeto que permitiu a substituição da iluminação existente por iluminação LED, a substituição dos equipamentos de climatização existentes por equipamentos de climatização mais eficientes do tipo Inverter e a instalação de um sistema fotovoltaico em autoconsumo. Irá, ainda, possibilitar a colocação de isolamento térmico na fachada do edifício.

04

Digitalização de processos e atendimento com o projeto ESEP Digital

Com o financiamento do fundo COMPETE2020, este projeto em fase final de execução permitirá a desmaterialização dos suportes de informação e dos processos da ESEP possibilitando uma maior facilidade, a um menor custo, no acesso e na disponibilidade da informação junto de toda a comunidade.

Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Estas iniciativas contribuem para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas. 

As iniciativas incluídas neste conteúdo respondem aos seguintes ODS:

Apoio