ESEP 125 Anos

História da Escola Superior de Enfermagem do Porto

A origem da ESEP ao serviço do Ensino de Enfermagem remonta a 15 de Junho de 1896 quando se cria o Curso de Enfermeiros do Hospital Geral de Santo António, nascendo assim a primeira Escola de Enfermagem do Porto e uma das três primeiras Escolas de Enfermagem do país.

Sendo a ESEP uma escola centenária, o caminho percorrido já é significativo e urge a necessidade de compilar os acontecimentos decorridos, recorrendo a diversos tipos de fontes, quer documentais, quer de testemunhos vivos, que ainda existem e que fazem parte da Identidade Institucional e da História da profissão, pois, se o não fizermos corremos o risco de os perder.

Assim, afigura-se-nos de extrema importância, ao assinalar os 125 anos da sua existência, perpetuar esta efeméride através da apresentação de um livro que contribua para desocultar o percurso efetuado, desde a sua criação em finais do século XIX, até à fusão das três Escolas de Enfermagem do Porto no início do século XXI, sempre ao serviço da promoção e do desenvolvimento do Ensino de Enfermagem no norte do país, da profissão em geral.

O grupo que representa o Gabinete de História e Memórias pretende dar a conhecer esse passado às futuras gerações e mais especificamente transmitir aos nossos estudantes e enfermeiros que por aqui passam, a História da sua instituição.

Neste contexto, a pesquisa recorre a fontes documentais impressas, em particular legislação, revistas e jornais no Arquivo Histórico do Porto e sobretudo a documentação conservada na ESEP, nos arquivos do HGSA e da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Nas fontes orais recorremos a antigas professoras das Escolas que estiveram na origem da ESEP.

Com o livro denominado “ESEP 125 anos”, pretende-se compilar a história e o percurso das três escolas superiores de enfermagem públicas da cidade do Porto, promover o desenvolvimento da investigação científica no domínio da história da enfermagem, contribuindo assim para a preservação, a valorização e a divulgação da memória relacionada ao percurso da enfermagem sublinhando a sua dimensão humana, científica e tecnológica.

Unidade de acolhimento
Objetivos
  • Compilar a história e o percurso das três escolas superiores de enfermagem públicas da cidade do Porto;
  • Promover o desenvolvimento da investigação científica no domínio da história da enfermagem;
  • Contribuir para a preservação, a valorização e a divulgação da identidade e memória, relacionada com o percurso da enfermagem sublinhando a sua dimensão humana, científica e tecnológica.
Parceiros

O projeto desenvolve-se em colaboração, entre os seguintes parceiros:

Equipa de investigação

Maria José Peixoto
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Ana Paula Cantante
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Lourdes Santos
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Isabel Guimarães Martins
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Emília Bulcão
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Berta Salazar
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Alexandre Oliveira
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Orísia Pereira
Escola Superior de Enfermagem do Porto

Publicação científica

Escola Superior de Enfermagem do Porto (2021). Escola Superior de Enfermagem do Porto: 125 anos de história. Porto: ESEP. ISBN: 978-989-54454-3-1.