ESEP 125 Anos

ESEP 125 Anos

ESEP 125 Anos

A origem da ESEP ao serviço do Ensino de Enfermagem remonta a 15 de Junho de 1896 quando se cria o Curso de Enfermeiros do Hospital Geral de Santo António, nascendo assim a primeira Escola de Enfermagem do Porto e uma das três primeiras Escolas de Enfermagem do país.

Sendo a ESEP uma escola centenária, o caminho percorrido já é significativo e urge a necessidade de compilar os acontecimentos decorridos, recorrendo a diversos tipos de fontes, quer documentais, quer de testemunhos vivos, que ainda existem e que fazem parte da Identidade Institucional e da História da profissão, pois, se o não fizermos corremos o risco de os perder.

Assim, afigura-se-nos de extrema importância, ao assinalar os 125 anos da sua existência, perpetuar esta efeméride através da apresentação de um livro que contribua para desocultar o percurso efetuado, desde a sua criação em finais do século XIX, até à fusão das três Escolas de Enfermagem do Porto no início do século XXI, sempre ao serviço da promoção e do desenvolvimento do Ensino de Enfermagem no norte do país, da profissão em geral.

O grupo que representa o Gabinete de História e Memórias pretende dar a conhecer esse passado às futuras gerações e mais especificamente transmitir aos nossos estudantes e enfermeiros que por aqui passam, a História da sua instituição.

Neste contexto, a pesquisa recorre a fontes documentais impressas, em particular legislação, revistas e jornais no Arquivo Histórico do Porto e sobretudo a documentação conservada na ESEP, nos arquivos do HGSA e da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Nas fontes orais recorremos a antigas professoras das Escolas que estiveram na origem da ESEP.

Com o livro denominado “ESEP 125 anos”, pretende-se compilar a história e o percurso das três escolas superiores de enfermagem públicas da cidade do Porto, promover o desenvolvimento da investigação científica no domínio da história da enfermagem, contribuindo assim para a preservação, a valorização e a divulgação da memória relacionada ao percurso da enfermagem sublinhando a sua dimensão humana, científica e tecnológica.

Unidade de acolhimento

Objetivos

Compilar a história e o percurso das três escolas superiores de enfermagem públicas da cidade do Porto,

Promover o desenvolvimento da investigação científica no domínio da história da enfermagem,

Contribuir para a preservação, a valorização e a divulgação da identidade e memória, relacionada com o percurso da enfermagem sublinhando a sua dimensão humana, científica e tecnológica.

Parceiros

O projeto desenvolve-se em colaboração, entre os seguintes parceiros:

Equipa de investigação

Maria José Peixoto

ESEP

Ana Paula Cantante

ESEP

Lourdes Santos

ESEP

Isabel Guimarães Martins

ESEP

Emília Bulcão

ESEP

Berta Salazar

ESEP

Alexandre Oliveira

ESEP

Orísia Pereira

ESEP