Enfermagem: Disciplina & Profissão – VER
Enfermagem: Disciplina e Profissão
Projetos de I&D em funcionamento
Disciplina de Enfermagem

125 anos de história
A Escola Superior de Enfermagem do Porto. 125 anos de história
A Escola Superior de Enfermagem do Porto comemora, em 2021, o seu 125.º aniversário de existência. Neste âmbito, encontra-se em execução este projeto que pretende sistematizar e divulgar a história da ESEP nos diversos contextos por que passou, desde os finais do século XIX até ao dealbar do novo milénio.

Compaixão em Enfermagem
Compaixão: análise do conceito em enfermagem
Ao contrário do que acontece em outros países, nos quais se apresenta explicitamente como um valor na prestação de cuidados de saúde, em Portugal muito pouco se tem pensado sobre o conceito de compaixão. É, pois, urgente tentar compreender o conceito de compaixão subjacente à prática profissional dos enfermeiros portugueses.
Este estudo permitirá, assim, consensualizar uma definição conceitual de compaixão, no contexto da enfermagem portuguesa, do ponto de vista dos próprios enfermeiros, tendo por base o método de análise conceptual de Walker e Avant.

Ética em Enfermagem
Educação em bioética e ética de enfermagem para a humanização em saúde
Este projeto tem por objetivos principais analisar o desenvolvimento moral e ético dos estudantes ao longo da formação académica, identificar a hierarquia valores dos professores e estudantes do CLE e analisar as estratégias pedagógicas num curso de licenciatura em enfermagem.
Profissão de Enfermagem

2CCare
Comunidade, cliente dos cuidados de enfermagem
Vivências comunitárias do cuidar de enfermagem na saúde da população
Este projecto pretende conhecer o contributo da enfermagem no estado de saúde da população, tendo por três objetivos: conhecer a percepção da população sobre os contributos da enfermagem no processo de capacitação para a saúde, identificar as vivências populacionais, do cuidar de enfermagem, no processo de literacia para a saúde, conhecer as áreas de cuidados de enfermagem, expressos pelos clientes, como sensíveis nos ganhos em saúde da população e, ainda, identificar iniciativas de enfermagem, em promoção da saúde, com potencial de transferibilidade.

Coping2Life
Bem-estar espiritual, qualidade de vida e coping na fase final de vida: modelo de intervenção de enfermagem
Este projeto pretende validar um modelo de intervenção em enfermagem, promotor da utilização de estratégias de coping mais adaptativas, com resultados positivos ao nível do bem-estar espiritual e da qualidade de vida nos doentes com doença oncológica na fase final de vida, internados numa Unidade de Cuidados Paliativos.

MDAIF
Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar: uma ação transformativa em Cuidados de Saúde Primários
O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF), enquanto referencial teórico e metodológico, foi co-construído e validado pela investigação desenvolvida no contexto dos Cuidados de Saúde Primários (CSP).
É neste enquadramento que a Escola Superior de Enfermagem do Porto e os parceiros do projeto, pretendem, através de experiências inovadoras em cuidados de enfermagem, fazer emergir práticas sistematizadas e modelos formativos conducentes à capacitação das famílias e das comunidades.

REFAMIS
Representações, famílias e modelos de intervenção em saúde
Este projeto tem por objetivos, melhorar a compreensão dos mecanismos subjacentes de saúde e doença; incrementar a participação do paciente no processo de atenção; e, ainda, potenciar a melhoria da gestão da doença (Aumentar o nível de educação e a adesão dos indivíduos e famílias) e testar e demonstrar novos modelos e ferramentas para a saúde e cuidado.

Training&Educa
Educação e Formação em Cuidados Paliativos
Tendo por finalidade incrementar a educação e desenvolvimento da formação em cuidados paliativos (nível pós graduado), este projeto pretende apoiar o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde com vista a cumprirem os desígnios de “poderem produzir cuidados paliativos”, cumprindo o estipulado pelo SNS e pela CNPC, isto é, tornando acessível esses cuidados, com idêntica equidade, bem-estar e qualidade na prestação e na continuidade dos cuidados de saúde.

TransCoCon
Desenvolvimento de materiais reutilizáveis, sustentáveis e inovadores, que apoiem a aprendizagem de competências transculturais em enfermagem
O TransCoCon procura desenvolver materiais de aprendizagem reutilizáveis (RLO), sustentáveis e inovadores que ajudem no desenvolvimento de competências transculturais necessárias no cuidar em enfermagem. Os RLOs permitem uma aprendizagem interativa e lúdica, combinada com orientação aos utilizadores.
No decurso do projeto irão ser desenvolvidos materiais de apoio explorando valores culturais, profissionais e as competências práticas necessárias aos cuidados de enfermagem transcultural. Pretende-se que apoiem a empregabilidade transnacional, implementando objetivos chave do programa Europa 2020, constituindo-se meios facilitadores para a mobilidade de estudantes, professores de enfermagem e enfermeiros.