ECare-COPD

ECare-COPD

Financiamento
Compete 2020

Promoção da autogestão na DPOC: Programa Formativo

O ECare-COPD é um projeto de promoção da autogestão em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica (COPD). Tem por finalidade desenvolver e implementar programas formativos em e-learning, dirigidos a estudantes de 1.º e 2.º ciclos e enfermeiros. Pretendemos melhorar as competências dos futuros e atuais enfermeiros para a promoção autogestão da doença nas pessoas com DPOC.
Este projeto inovador incorpora conteúdos multimédia e cenários clínicos integrados num simulador clínico virtual que sustentam a criação de um curso em três módulos: inicial, intermédio e avançado.

O projeto terá impacto no ensino da enfermagem na área da promoção da autogestão da doença em pessoas com DPOC, contribuindo para uma mais qualificada formação de estudantes de enfermagem e de profissionais. Na realidade, uma formação mais centrada nas reais necessidades das pessoas com DPOC terá impacto nos doentes, nos familiares e na sociedade em geral. Assim o potencial impacto desta estratégia formativa ultrapassa em muito o âmbito do ensino da enfermagem e alarga os benefícios às próximas gerações, respondendo a um desafio societal global premente.

Unidade de acolhimento
Objetivos

Contribuir para a promoção da saúde e da qualidade de vida das populações;

Contribuir para a mudança do ensino da enfermagem, tornando-o mais inovador, inclusivo e reflexivo, pelas opções tecnológicas encontradas e pela abertura do curso a conceber, tanto a estudantes quanto a profissionais de enfermagem, respondendo às prioridades definidas na estratégia para a Europa 2020;

Investir na educação, na formação e na formação profissional para a aquisição de competências e a aprendizagem ao longo da vida.

Parceiros

O projeto desenvolve-se em rede, com os seguintes parceiros:

Equipa de investigação

José Miguel dos Santos Castro Padilha

Investigador responsável

Ana Leonor Alves Ribeiro

ESEP

Paulo Alexandre Puga Machado

ESEP