Cafe com tema

16
MAR
2023

17:00

Biblioteca da ESEP-Sede

Oradores

Maria Henriqueta Figueiredo | Coordenadora da obra e Docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto

Joana Pinho | UMDR, Hospital de Lousada; Estudante do Curso MECESF/ESEP

Inês Viseu | Hospital Cuf Porto; Estudante do Curso MECESF/ESEP

Mónica Barbosa | ULS Porta do Sol, ACES Matosinhos/ULSM

Amélia Tomás | Vogal do Conselho Clinico do ACES Matosinhos/ULSM

Cristina Pascoal | Diretora Executiva do ACES Gondomar

A obra intitulada “Conceção de cuidados em enfermagem de saúde familiar, estudos de caso”, publicada pela Sabooks – Lusodidacta, tem como objetivo dar resposta às necessidades sentidas por estudantes de formação pós-graduada em Enfermagem de Saúde Familiar e por enfermeiros de família, de forma a promover as competências nos cuidados à família.

O foco principal passa pela avaliação familiar, identificação das forças e necessidades das famílias e pela implementação de intervenções que potencializem a elaboração de soluções promotoras de mudança no sistema familiar.

A conceção de cuidados em enfermagem tem como referencial teórico e operativo o Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar, que assume a família como alvo e contexto de intervenção, promovendo o enfermeiro especialista em enfermagem de saúde familiar, a sua capacitação face às exigências e especificidades do seu desenvolvimento.

Esta publicação tem como finalidade constituir um contributo para a formação, investigação e prática especializada em enfermagem de saúde familiar, através da criação de sinergias potenciadoras de reflexão, discussão e desenvolvimento profissional, que dinamizem e acrescentem valor aos cuidados às famílias a vivenciarem transições.

O livro encontra-se disponível na biblioteca da ESEP e nos locais habituais.

Maria Henriqueta Figueiredo é Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem do Porto e coordenadora do Curso de Mestrado em EC na área de Enfermagem de Saúde Familiar da ESEP.
Especialista em Enfermagem Comunitária e Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, com competência acrescida avançada em Psicoterapia.
Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde de Santarém; Mestre em Psicologia, e doutora em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto. Pós-doutorada em Enfermagem pela Universidade Rovira I Virgili. Desenvolve atividade científica na área da enfermagem de saúde familiar, como investigadora integrada no CINTESIS- Center for Health Technologies and Services Research, da Universidade do Porto. Presidente da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar

Compromisso com a Agenda 2030

Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

Mais informações

biblioteca@esenf.pt