Artigo sobre presentismo reconhecido pela Wiley
Artigo publicado no International Nursing Review, que contou com a coautoria de docentes da ESEP, é um dos mais citados da editora internacional Wiley.
data

O artigo intitulado “Presenteeism in nurses: comparative study of Spanish, Portuguese and Brazilian nurses”, que conta com a participação de Elisabete Borges e Margarida Abereu, docentes da ESEP e investigadoras CINTESIS, foi reconhecido como Top Cited Article 2020-2021 pela editora Wiley.

Torna-se, assim, num dos trabalhos mais citados da editora, demonstrando ser um selo de qualidade da investigação da equipa de investigação do projeto INT-SO – From Work Contexts to the Occupational Health of Nursing Professional [2014-2021], coordenado pela Professora Coordenadora da ESEP, Elisabete Borges.

Publicado na International Nursing Review, este estudo multicêntrico pretende comparar os níveis de presentismo entre três amostras de enfermeiros e identificar a relação entre o presentismo e as características sociodemográficas e profissionais dos participantes.

O artigo conta com a coautoria de 10 investigadores, provenientes da ESEP, da Universidade de Oviedo, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Foram analisados dados recolhidos de uma amostra de 659 enfermeiros portugueses, espanhóis e brasileiros.

Os resultados demonstraram que os enfermeiros portugueses apresentam maior prevalência de presentismo, seguidos dos brasileiros e espanhóis. Os resultados mostraram, também, que os enfermeiros mais novos e com menos experiência profissional apresentam níveis mais baixos de presentismo, apesar de melhores em relação ao compromisso psicológico. Destaca, ainda, que os participantes do sexo masculino demonstram menor capacidade de completar o trabalho quando estão doentes do que os participantes do sexo feminino.

O reconhecimento atribuído pela editora Wiley demonstra a qualidade da investigação produzida e coordenada pela ESEP e a sua capacidade de ter um real impacto na sociedade do conhecimento e na comunidade científica. Recorde-se que, competindo com este artigo, estiveram milhares de artigos publicados nas mais de 1.500 revistas editadas por esta editora.

Pretendendo dar continuidade ao projeto INT-SO [2014-2021], encontra-se atualmente em desenvolvimento o projeto HWOPI – Health Work International Project, coordenado pela docente Elisabete Borges, o qual conta com novos parceiros e investigadores.

Sobre os autores

Maria-Pilar Mosteiro-Díaz

Maria Baldonedo-Mosteiro

Elisabete Borges

Patricia Baptista

Cristina Queirós

Marta Sánchez-Zaballos

Vanda Felli

Margarida Abreu

Fábio Silva

Sara Franco-Correia

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
4ODS
17ODS
Mais
artigos
NEMO-Radial

O NEMO – Radial pretende aproximar os enfermeiros da prática clínica do conhecimento e implementação da melhor evidência disponível, aumentando a segurança nos cuidados.

Ler mais »