Jeanne-Marie Stacciarini: “a minha experiência no NursID 2022 foi incrível”
A docente da Universidade da Florida, Jeanne-Marie Stacciarini, esteve presente na edição deste ano do NursID. Em entrevista, confessou que foi uma “oportunidade de conhecer muito da ciência” desenvolvida em Portugal.
data

A edição de 2022 do Congresso de Investigação em Enfermagem contou com a presença de vários investigadores internacionais, incluindo Jeanne-Marie Stacciarini da Universidade da Flórida. A docente esteve presente na Escola Superior de Enfermagem do Porto para apresentar a conferência “Doutoramentos Clínicos: Um recurso para as instituições de saúde – realidade americana”, moderada pela vice-presidente da ESEP, Ana Paula França, no primeiro dia do congresso.

Os doutoramentos clínicos são uma realidade que ainda não existe em Portugal. De acordo com a investigadora, “os programas de doutoramento clínico preparam líderes de enfermagem para praticar a enfermagem avançada e para melhorar os resultados da saúde dos pacientes, implementando a prática avançada de enfermagem”. Acrescenta ainda que os “enfermeiros também são preparados para ocupar lideranças em diversos locais e para influenciar políticas nacionais de saúde”.

Este tipo de ensino assume diversas vantagens, refere Jeanne-Marie Stacciarini, tais como “a implementação da ciência, a redução de custos, melhorias dos cuidados de saúde e avanços profissionais”.

Relativamente à experiência no NursID 2022, a docente considera que a visita à ESEP lhe “ofereceu a oportunidade de conviver com estudantes e professores e experienciar inúmeras apresentações excelentes”, admitindo que o congresso “reflete o ensino da enfermagem em Portugal”. Afirma, também, que foi possível “conhecer muito da ciência que vem sendo desenvolvida pelos enfermeiros e investigadores portugueses”.

O NursID 2022 teve lugar nos dias 14 e 15 de julho. Em apenas dois dias, a ESEP recebeu mais de 300 participantes, 70 comunicações orais e 80 pósteres. A próxima edição já tem data marcada para maio de 2023.

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
4ODS
8ODS
17ODS
Mais
artigos
NEMO-Radial

O NEMO – Radial pretende aproximar os enfermeiros da prática clínica do conhecimento e implementação da melhor evidência disponível, aumentando a segurança nos cuidados.

Ler mais »