120 de Ciência: Os enfermeiros mudaram a sua atitude perante a morte, após a pandemia da covid-19
O estudo publicado pela docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Maria Manuela Martins e Olga Ribeiro, teve como objetivo analisar as atitudes dos enfermeiros nos serviços de urgência perante a morte, antes e depois do primeiro período crítico da pandemia de covid-19 em Portugal.
data

Os enfermeiros mudaram a sua atitude perante a morte, após a pandemia da covid-19. A conclusão foi retirada do estudo das docentes da ESEP, Maria Manuela Martins e Olga Ribeiro.

O artigo publicado no Porto Biomedical Journal, “Dying in the emergency service nurses’ attitudes before and after the first critical period of COVID-19”, teve como finalidade analisar as atitudes dos enfermeiros nos serviços de urgência perante a morte, antes e depois do primeiro período crítico da pandemia de covid-19 em Portugal.

Foi realizado um estudo quantitativo, comparativo e transversal num hospital no norte de Portugal, em dois momentos distintos: o primeiro em fevereiro de 2018 e o segundo em maio de 2020, após o primeiro período crítico da pandemia de covid-19. Os dados foram recolhidos através de um questionário, com a Escala de Avaliação do Perfil de Atitudes acerca da Morte.

Os resultados mostraram que as atitudes medo, evitação, proximidade e fuga não apresentaram diferenças significativas. Contudo, na aceitação neutro/neutro, foram encontradas diferenças entre o primeiro e o segundo momento de recolha de dados com uma atribuição de significado menor após o período crítico da pandemia.

Assim, foi possível concluir que os resultados obtidos em 2018 e 2020 apresentam pequenas alterações na atitude perante a morte. Desta forma, existe a necessidade de investir no treino e preparação de enfermeiros que lidam diretamente com a morte e com o processo de morrer. Os enfermeiros gestores devem promover espaços de reflexão e treinos de equipa sobre morte, com o objetivo de reduzir o sofrimento e a ansiedade profissional.

Sobre os autores
Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS
8ODS

Mais
artigos

Ensino Superior
ESEP participa em missões internacionais

A Portugal Polytechnics International Network (PPIN) já realizou três missões no ano de 2022, nas quais a Escola Superior de Enfermagem do Porto participou, com o objetivo de promover a internacionalização do Ensino Superior Politécnico Português.

Ler mais »