Delegação islandesa e norueguesa de visita à ESEP
Ásta Thoroddsen
Uma delegação de enfermeiras e investigadoras da Noruega e Islândia visitou a ESEP para partilhar o conhecimento sobre o desenvolvimento e utilização dos Sistemas de Informação de Enfermagem como parte integrante dos registos de saúde eletrónicos dos países envolvidos.
data

Ásta Thoroddsen, editora-chefe do conselho editorial da CIPE, e uma equipa de investigação da Universidade e Hospitais da Islândia e da Universidade de Agder na Noruega, esteve nos dias 30 e 31 de maio na Escola Superior de Enfermagem do Porto. A visita decorreu no âmbito do projeto “Enhancing Nursing Information in Electronic Health Records in Iceland and Norway“, financiado pelo fundo EEAGrants e promovido pela ESEP.

Em entrevista, a investigadora explica que a Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE) é uma linguagem que “pode unir as diferentes terminologias, caso seja usada em todo o mundo” e que o seu trabalho como editora-chefe é o de desenvolver a CIPE e disseminar o seu uso.

Explicita a investigadora que a CIPE foi criada pelo Conselho Internacional de Enfermeiros para permitir uma linguagem técnica, científica e comum à Enfermagem de qualquer local do mundo. Ásta Thoroddsen afirma, ainda, que nenhum país no mundo foi tão longe como Portugal na implementação de sistemas suportados por esta classificação.

A investigadora refere também que os objetivos do conselho editorial da CIPE passam por assegurar o desenvolvimento da CIPE e a disseminação do trabalho que tem vindo a ser realizado, utilizando Portugal e a ESEP como exemplo para fomentar outros países a evoluírem no desenvolvimento sustentado de sistemas de informação de enfermagem.

O projeto “Enhancing Nursing Information in Electronic Health Records in Iceland and Norway“, financiado pelo fundo EEAGrants e coordenado pelo docente da ESEP Ernesto Morais, pretende desenvolver o conhecimento e a utilização dos Sistemas de Informação de Enfermagem como parte integrante dos registos de saúde eletrónicos na Islândia e na Noruega.

Numa parceria com a Faculdade de Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde da Universidade da Islândia e com o Departamento de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade de Agder, na Noruega, pretende-se reforçar a colaboração e promover a transferência de conhecimento entre as instituições de ensino de enfermagem e de prestação de cuidados de saúde dos três países.

O Conselho Editorial da CIPE integra representantes dos centros internacionais para o desenvolvimento da CIPE, acreditados pelo ICN.

O Centro de Investigação e Desenvolvimento de Sistemas de Informação em Enfermagem da ESEP (CIDESI-ESEP) é representado, neste conselho, pelos docentes Alexandrina Cardoso e Ernesto Morais.

Ásta Thoroddsen
Da esquerda para a direita: Ásta Thoroddsen - Diretora do centro CIPE da Islândia, Coordenadora do conselho editorial da CIPE no ICN, Professora na universidade da Islândia; Hanna Guðjónsdóttir - Gestora de projetos e-health no Hospital Universitário Landspítali - Islândia; Brynja Örlygsdóttir - Centro CIPE da Islândia, Professora na universidade da Islândia. Grete Vabo - Centro CIPE da Noruega, Professora na Universidade de Agder.
Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS
4ODS

Mais
artigos

Ásta Thoroddsen
ESEP
Delegação islandesa e norueguesa de visita à ESEP

Uma delegação de enfermeiras e investigadoras da Noruega e Islândia visitou a ESEP para partilhar o conhecimento sobre o desenvolvimento e utilização dos Sistemas de Informação de Enfermagem como parte integrante dos registos de saúde eletrónicos dos países envolvidos.

Ler mais »