120 de Ciência: organização, planeamento e definição de prioridades são essenciais para os enfermeiros gestores.
Neste episódio, damos a conhecer o estudo das docentes da ESEP, Manuela Martins, Margarida Reis Santos, Regina Pires e Manuela Teixeira, em coautoria com Ana Poeira, Luísa Alferes e Rui Alferes.
data

Organização, planeamento e definição de prioridades são componentes essenciais para gerir o tempo. Esta foi a conclusão do estudo das docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Manuela Martins, Margarida Reis Santos, Regina Pires e Manuela Teixeira, em coautoria com Ana Poeira, Luísa Alferes e Rui Alferes.

Gestor de Enfermagem em unidades de saúde mental: das atividades à utilização do tempo” é o nome do artigo, publicado na revista RevRENE, que teve como objetivo compreender a utilização do tempo dos gestores de enfermagem em unidades de Saúde Mental e Psiquiatria no desempenho das atividades diárias.

Foi realizado um estudo transversal que contou com 48 gestores de unidades psiquiátricas públicas e do setor social. Os dados foram recolhidos através de um questionário online. Esta ferramenta incluiu a Escala de Perceção do Trabalho dos Gestores em Enfermagem, com 43 itens, distribuídos por cinco domínios funcionais. As respostas foram cotadas em escala tipo Likert: não ocupa tempo, ocupa pouco tempo, ocupa algum tempo e ocupa muito tempo.

Os resultados mostram que as atividades inerentes à prática profissional ética e legal, gestão de cuidados e de recursos humanos consomem mais tempo em comparação com intervenção política e assessoria e desenvolvimento profissional.

Os gestores reconhecem, assim, que gerir o tempo implica organização, planeamento e definição de prioridades nas tarefas a desempenhar.

Sobre os autores

Luísa Alferes
Hospital Magalhães Lemos, Portugal

Maria Manuela Martins 
Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal

Margarida Reis Santos
Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal

Manuela Teixeira
Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal

Ana Poeira
Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Regina Pires
Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal

Rui Alferes
Hospital Magalhães Lemos, Portugal

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS
8ODS

Mais
artigos

Ásta Thoroddsen
ESEP
Delegação islandesa e norueguesa de visita à ESEP

Uma delegação de enfermeiras e investigadoras da Noruega e Islândia visitou a ESEP para partilhar o conhecimento sobre o desenvolvimento e utilização dos Sistemas de Informação de Enfermagem como parte integrante dos registos de saúde eletrónicos dos países envolvidos.

Ler mais »