120 de Ciência: maioria das crianças dorme o número de horas recomendadas
Cândida Koch e Margarida Reis Santos, docentes da ESEP, realizaram estudo o padrão de sono de crianças com idade compreendida entre os 12 e os 36 meses.
data

O artigo intitulado “Avaliar o padrão de sono de crianças de 12 a 36 meses” foi realizado pelas docentes da ESEP, Cândida Koch e Margarida Reis Santos, em coautoria com Catarina Marinho e João Duarte.

De forma a realizar um estudo transversal, foi recolhida uma amostra de 808 crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 36 meses, que frequentam a creche no distrito de Viseu, em Portugal. Os dados foram obtidos através de um questionário aplicado aos pais das crianças, num período de tempo entre novembro de 2018 e setembro de 2019.

Os dados recolhidos mostraram que, numa semana, as crianças dormiam entre 9h 30m e 18h, enquanto que, no fim de semana, o seu sono tinha uma duração entre 9h e 19h. Também foi possível verificar que, no fim de semana, as crianças deitavam-se e acordavam mais tarde do que durante a semana. Por fim, constatou-se que a maioria não dormia a sesta da manhã, apenas a da tarde.

O estudo concluiu que a maioria das crianças dorme o número de horas recomendadas, sendo que as mais novas são aquelas que dormem mais. Para além disso, os resultados demonstraram a importância da educação para a saúde direcionada aos pais sobre a relevância de manter um padrão de sono adequado à criança, que deve ser transmitida pelos enfermeiros durante as consultas de vigilância de saúde.

Sobre os autores
Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS

Mais
artigos

Ásta Thoroddsen
ESEP
Delegação islandesa e norueguesa de visita à ESEP

Uma delegação de enfermeiras e investigadoras da Noruega e Islândia visitou a ESEP para partilhar o conhecimento sobre o desenvolvimento e utilização dos Sistemas de Informação de Enfermagem como parte integrante dos registos de saúde eletrónicos dos países envolvidos.

Ler mais »