Ana Paula Prata publica artigo sobre políticas de atendimento pré-natal

Published by Sandra Pereira on
A docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Ana Paula Prata publicou um artigo na revista cientifica Evidence Synthesis da Joanna Briggs Institute.
O artigo “Antenatal care policies for low-risk pregnant women in high-income countries with a universal health system” foi elaborado em coautoria com Andreia Soares Gonçalves, Isabel Maria Ferreira, Márcia Pestana-Santos e Christine McCourt.
Esta revisão sistemática tem como principal objetivo mapear as evidências disponíveis sobre a natureza, extensão e alcance das políticas de assistência pré-natal para gestantes de baixo risco em países de alto rendimento com um sistema de saúde baseado no Modelo de Beveridge. A pesquisa incide sobre sistemas de saúde equiparáveis a Portugal, incluindo países como a Austrália, Dinamarca, Finlândia, Itália, Espanha, entre outros.
O objetivo deste estudo é orientar decisões políticas futuras e identificar a viabilidade da adoção de modelos alternativos ao contexto português que possam reduzir intervenções desnecessárias nas gestantes.
O artigo que conta com o contributo docente da ESEP, Maria José Lumini, permitiu concluir que as tecnologias de informação e comunicação são essenciais para a prática clínica dos enfermeiros gestores.
O artigo, publicado na Seminars in Dialysis, e que conta com a contribuição do docente da ESEP, dá a conhecer uma nova abordagem para resolver problemas de fluxo de uma fístula arteriovenosa radio-cefálica.
Docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto foi um dos escolhidos para caracterizar a enfermagem em Portugal.
0 Comments