Docente da ESEP lança livro sobre Enfermagem de Reabilitação
Manuela Martins, professora jubilada da ESEP, publica livro em coautoria dedicado à enfermagem de reabilitação.
data

A obra intitulada “Enfermagem de Reabilitação” acaba de ser publicada, na editora Thieme Revinter, em livro editado por Maria Manuela Martins, Soraia Dornelles Schoeller, Fabiana Faleiros e Nohemi Ramirez, contando com 43 colaboradores, incluindo os docentes da ESEP, Carla Fernandes, Miguel Padilha e Olga Ribeiro, no que é considerado o primeiro livro publicado no Brasil sobre esta temática.

Constituído por 11 capítulos específicos, trata de temas fundamentais para a prática em enfermagem de reabilitação e os desafios que atualmente se colocam nesta área de especialidade. A obra estabelece a reabilitação como um complexo de desafios a serem vivenciados conjuntamente entre a pessoa em reabilitação e a equipa de enfermagem e de saúde.

Ao mesmo tempo em que oferece subsídios para o cuidado de enfermagem de reabilitação em todos os níveis de complexidade dos serviços de saúde, reflete profundamente sobre o que é (re)habilitar. Assinala, também, os serviços e os grupos que cooperam ativamente no processo, de modo que a pessoa em reabilitação consiga ter uma vida digna e participativa. Do vasto conjunto de especificidades da área, destaque, ainda, para o capítulo dedicado à história da enfermagem de reabilitação no mundo e a perceção sobre reabilitação a partir de histórias de vida das pessoas que a vivenciaram.

O livro está disponível para consulta na biblioteca ESEP.

Afiliação dos autores

Maria Manuela Martins
Escola Superior de Enfermagem do Porto
, Portugal.

Soraia Dornelles Schoeller
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Fabiana Faleiros
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Brasil.

Nohemi Ramirez
Instituto Nacional de Rehabilitación, México.

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS
9ODS
Mais
artigos
NEMO-Radial

O NEMO – Radial pretende aproximar os enfermeiros da prática clínica do conhecimento e implementação da melhor evidência disponível, aumentando a segurança nos cuidados.

Ler mais »