Docente da ESEP lança livro sobre Enfermagem de Reabilitação
Manuela Martins, professora jubilada da ESEP, publica livro em coautoria dedicado à enfermagem de reabilitação.
data

A obra intitulada “Enfermagem de Reabilitação” acaba de ser publicada, na editora Thieme Revinter, em livro editado por Maria Manuela Martins, Soraia Dornelles Schoeller, Fabiana Faleiros e Nohemi Ramirez, contando com 43 colaboradores, incluindo os docentes da ESEP, Carla Fernandes, Miguel Padilha e Olga Ribeiro, no que é considerado o primeiro livro publicado no Brasil sobre esta temática.

Constituído por 11 capítulos específicos, trata de temas fundamentais para a prática em enfermagem de reabilitação e os desafios que atualmente se colocam nesta área de especialidade. A obra estabelece a reabilitação como um complexo de desafios a serem vivenciados conjuntamente entre a pessoa em reabilitação e a equipa de enfermagem e de saúde.

Ao mesmo tempo em que oferece subsídios para o cuidado de enfermagem de reabilitação em todos os níveis de complexidade dos serviços de saúde, reflete profundamente sobre o que é (re)habilitar. Assinala, também, os serviços e os grupos que cooperam ativamente no processo, de modo que a pessoa em reabilitação consiga ter uma vida digna e participativa. Do vasto conjunto de especificidades da área, destaque, ainda, para o capítulo dedicado à história da enfermagem de reabilitação no mundo e a perceção sobre reabilitação a partir de histórias de vida das pessoas que a vivenciaram.

O livro está disponível para consulta na biblioteca ESEP.

Afiliação dos autores

Maria Manuela Martins é afiliada à Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal.

Soraia Dornelles Schoeller é afiliada à Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Fabiana Faleiros é afiliada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Brasil.

Nohemi Ramirez é afiliada ao Instituto Nacional de Rehabilitación, México.

Compromisso com a Agenda 2030. ODS
3ODS

Mais
artigos

Podcast
“120 de Ciência”, o novo podcast da ESEP

O podcast intitulado “120 de Ciência” dedica-se à exploração dos estudos científicos da comunidade da ESEP. O primeiro episódio já está disponível. Em apenas 2 minutos, é apresentado o artigo publicado, em coautoria, por Margarida Reis Santos, docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Ler mais »