Potencialidade dos jogos em cuidados paliativos em destaque
Trabalho colaborativo entre a ESEP e o Hospital da Luz resulta na publicação de estudo dedicado ao impacto positivo de jogos sérios em cuidados paliativos.
data

O reconhecimento da potencialidade dos jogos sérios em saúde tem vindo a aumentar, tendo-se demonstrado a sua relevância para os processos de transição saúde-doença e para a promoção da saúde das populações. Neste enquadramento, Carla Fernandes, Maria de Belém Vale e Marisa Lourenço acabam de publicar um estudo intitulado “Exploring the use of games in palliative care: A scoping review”.

A scoping review teve por objetivo identificar e sistematizar a melhor evidência pela utilização de jogos em cuidados paliativos. Assim, do conjunto de 685 artigos identificados, 53 foram incluídos na análise final.

Este estudo permitiu identificar vários tipos de jogos utilizados, sendo que a maioria têm o formato de jogo de cartas e de role-play, em que os utilizadores têm oportunidade de interagir como personagem na aventura digital. Estes jogos são, essencialmente, destinados a empoderar pacientes e, em alguns casos, estendem-se às famílias ou cuidadores.

A partir deste estudo foi possível concluir que os jogos dão espaço para a expressão de emoções e promovem a criatividade. A revisão permitiu, também, perceber que estes jogos podem ser dirigidos a profissionais de saúde – com vista ao desenvolvimento de competências essenciais em cuidados paliativos – e, também, a pacientes, familiares ou cuidadores, permitindo que expressem os seus sentimentos e emoções enquanto jogam.

Este artigo publicado na revista Palliative & Support Care, editada pela Cambridge University Press, resulta do trabalho de investigação colaborativo da ESEP, CINTESIS e Hospital da Luz da Póvoa de Varzim.

Afiliação dos autores
Referência do artigo

Fernandes, C., Vale, M., & Lourenço, M. (2022). Exploring the use of games in palliative care: A scoping review. Palliative and Supportive Care, 1-21. doi:10.1017/S1478951521001929

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS
17ODS

Mais
artigos

Podcast
“120 de Ciência”, o novo podcast da ESEP

O podcast intitulado “120 de Ciência” dedica-se à exploração dos estudos científicos da comunidade da ESEP. O primeiro episódio já está disponível. Em apenas 2 minutos, é apresentado o artigo publicado, em coautoria, por Margarida Reis Santos, docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Ler mais »