Autocuidado em destaque em novo livro editado pela ESEP
Escola Superior de Enfermagem do Porto lança novo livro intitulado "Autocuidado: Um Foco Central da Enfermagem" que contou com a participação de mais de 20 docentes e investigadores.
data

A ESEP acaba de publicar novo livro digital intitulado: “Autocuidado: Um Foco Central da Enfermagem“, disponível online no Repositório Institucional da ESEP.

Esta iniciativa da Unidade Científico-Pedagógica (UCP) de Autocuidado da ESEP vem no seguimento do sucesso na edição do livro A Pessoa Dependente e os Familiares Cuidadores, lançado de 2017, resultante de reflexões e síntese de conteúdos desenvolvidos nas unidades curriculares afetasa esta UCP que tem por missão debruçar-se sobre as melhores evidências em três grandes focos da Enfermagem: Autocuidado, Papel dos familiares cuidadores e a Autogestão da doença.

Neste âmbito, o novo livro publicado pretendeu dar maior ênfase a uma área que, no livro de 2017, ficou a descoberto: o Autocuidado.

O Autocuidado, tal como muitos conceitos em saúde, é polissémico, podendo ser visto em várias perspetivas. Na realidade, todos conhecemos o conceito associado à teoria de Orem, que sustenta o propósito da profissão de Enfermagem. No entanto, o autocuidado ganhou novas perspetivas ao entrar no vocabulário de outras disciplinas e na linguagem do dia-a-dia.

Assim, podemos encontrar distintas perspetivas que configuram o autocuidado como um movimento, um conceito, uma estrutura, um modelo, um processo ou um fenómeno.

É nesta perspetiva mais holística que os autores lançou âncora para compreender como ajudar as pessoas a tomarem consciência dos mecanismos que influenciam a sua saúde, os meios e as motivações para resolver os seus problemas de saúde.

Neste contexto, este livro, congrega temas relevantes no âmbito do Autocuidado, desde a explanação do próprio conceito e suas perspetivas mais atuais, medidas de avaliação, recursos tecnológicos, autogestão da doença, programas de intervenção, espiritualidade, coaching e cuidados continuados.

Foi, assim, objetivo dos autores refletir sobre o conceito, saber como avaliar, como intervir e como orientar as pessoas quando se instalam os défices de saúde, aspetos essenciais para uma conceção de cuidados e implementação de terapêuticas de enfermagem orientadas para ganhos em saúde.

Este é, pois, um livro académico que contou com a colaboração de mais de 20 docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto e investigadores CINTESIS e UNIESEP, ainda, a colaboração de investigadores da Universidade do Minho – nomeadamente, da Escola Superior de Enfermagem, do Instituto de Educação e do Centro de Estudos Humanísticos – e, ainda, da UICISA: E – Health Sciences Research Unit: Nursing.

Este livro pretende, deste modo colaborativo, ser útil a todos os que necessitem de se debruçar sobre o autocuidado, reunindo evidências e reflexões essenciais para o maior reconhecimento da sua relevância e do papel dos enfermeiros nos processos de transição, que ocorrem ou podem ocorrer ao longo da vida do indíviduo e família.

Temáticas abordadas
AUTOCUIDADO: UMA ABORDAGEM COM FUTURO NOS CONTEXTOS DE SAÚDE
Por: Teresa Martins, Alice Brito
AUTOGESTÃO DA DOENÇA CRÓNICA: DOS MODELOS AOS PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO
Por: Maria Rui Sousa, Ana Isabel Vilar, Clemente Neves Sousa, Fernanda Bastos
A FRAGILIDADE NO CONTEXTO DA SAÚDE
Por: Fátima Araújo, Joana Campos, Maria José Lumini, Nilza Nogueira
A ESPIRITUALIDADE COMO UM RECURSO E UMA FORÇA NOS CUIDADOS DE SAÚDE
Por: Paula Encarnação, Clara Costa Oliveira
MEDIDAS DE AVALIAÇÃO DO AUTOCUIDADO
Por: Clemente Neves Sousa, Maria José Peixoto, Berta Salazar
PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO PARA FAMILIARES CUIDADORES DE PESSOAS DEPENDENTES
Por: Rosa Maria Freire, Teresa Martins, Maria José Peixoto, Paulo Puga Machado, Carlos Vilela
O PAPEL DOS CUIDADOS CONTINUADOS NA RECONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA
Por: Fátima Araújo, Fernanda Bastos, Marisa Lourenço, Carlos Vilela, Carla Fernandes, Alice Brito, Maria Joana Campos
CUIDADOS PALIATIVOS, CONFORTO E ESPIRITUALIDADE
Por: Marisa Lourenço, Paula Encarnação, Maria José Lumini
RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO ESTRATÉGIAS PARA O AUTOCUIDADO
Por: Maria José Lumini, Carla Fernandes, Maria Rui Sousa
A UTILIZAÇÃO DO COACHING NA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO
Por: Rosa Maria Freire, Ana Isabel Vilar, Maria Henriqueta Figueiredo
HIPERTENSÃO E DIABETES – UM CLUSTER, UM DESAFIO PARA PROMOÇÃO DA AUTOGESTÃO DO REGIME TERAPÊUTICO
Por: Maria Rui Sousa, Fernanda Bastos

Mais
artigos

Podcast
“120 de Ciência”, o novo podcast da ESEP

O podcast intitulado “120 de Ciência” dedica-se à exploração dos estudos científicos da comunidade da ESEP. O primeiro episódio já está disponível. Em apenas 2 minutos, é apresentado o artigo publicado, em coautoria, por Margarida Reis Santos, docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Ler mais »