Comemorações dos 125 anos da ESEP
No dia 15 de junho, a Escola Superior de Enfermagem do Porto celebrou o seu 125º aniversário com a apresentação do livro comemorativo desta efeméride.
data

No passado dia 15 de junho, a Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) assinalou 125 anos ao serviço do ensino da enfermagem, herança que remonta a 1896 quando se cria o Curso de Enfermeiros do Hospital Geral de Santo António, uma das primeiras escolas de enfermagem do país.

No decorrer das comemorações, Luís Carvalho, Presidente da ESEP recebeu, do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Engenheiro Filipe Araújo, o Coração Verde da Lipor “no âmbito dos diversos projetos que têm sido implementados e que estão inseridos no quadro de concessão de apoios à eficiência energética, à gestão inteligente de energia e gestão de resíduos”.

A Presidente da Associação de Estudantes, Diana Cardoso ressalvou “os 125 anos de história a formar enfermeiros de excelência, a formar pessoas a criar laços e amizades que perdurarão uma vida. 125 anos de uma Escola que se torna casa de por quem cá passa!

No seu discurso, o Presidente da Escola Superior de Enfermagem do Porto refere que “a nossa Escola nasceu na monarquia, celebrou a implantação da República, sofreu com os horrores da Primeira e Segunda Guerras Mundiais, viveu no mundo bipolarizado sob ameaça nuclear, sobreviveu ao obscurantismo autoritário da ditadura fascista e emergiu na democracia”.

Fez questão ainda de afirmar que “os últimos anos desta nossa Escola foram mais do que a pandemia. Foram anos frenéticos e, apesar de tudo, foi possível concretizar todos os objetivos, em particular a reformulação de toda a oferta formativa com a revisão do Curso de Licenciatura em Enfermagem”.

No decorrer das celebrações foram ainda agraciados com o “Coração da ESEP” estudantes cujo mérito académico foi relevante. Receberam a “Camisola ESEP” colaboradores que iniciaram funções, seguindo-se as distinções com o “Coração Dourado”, o “Coração de Ouro” e o “Coração de Filigrana”.

A efeméride, terminou com uma tarde cultural, onde foi inaugurada a exposição “125 Anos de História – A ESEP na cidade e no tempo”, seguindo-se o programa cultural que contou com as atuações da Tuna Feminina de Enfermagem do Porto, daa Tuna Académica de Enfermagem do Porto, do Grupo Coral Enfermagem Porto e do Grupo de Fados de Enfermagem Porto.

Se não teve a oportunidade de assistir às comemorações, ficam aqui os vídeos do Dia da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Mais
artigos