Olga Ribeiro publica artigo na Revista Gaúcha de Enfermagem
A docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Olga Ribeiro publica artigo em coautoria na Revista Gaúcha de Enfermagem. O artigo pretende identificar os instrumentos utilizados para avaliar os ambientes da prática profissional de enfermagem no contexto hospitalar.
data

A docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Olga Ribeiro publicou o artigo “Instruments for assessing professional nursing practice environments: An integrative review”, na Revista Gaúcha de Enfermagem.

O ambiente de trabalho e suas implicações para o paciente, os profissionais e as instituições têm sido amplamente estudados. E a verdade é que, nos últimos anos, no âmbito da qualidade do atendimento prestado, as contribuições do ambiente de prática de enfermagem são cada vez mais revelados.

Este artigo, escrito em coautoria com Corália Vicente, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Maria Manuela Martins, docente da ESEP, Lara Vandresend do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e João Miguel da Silva do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) pretende, através de uma revisão integrativa identificar os instrumentos utilizados para avaliar os ambientes da prática profissional de enfermagem no contexto hospitalar.

Na sequência da análise efetuada, foram identificados dez instrumentos e três áreas temáticas: instrumentos de avaliação dos ambientes da prática profissional de enfermagem; implicações do uso dos instrumentos de avaliação dos ambientes da prática profissional de enfermagem; limitações dos instrumentos de avaliação dos ambientes da prática profissional de enfermagem.

Através deste estudo foi possível concluir que, apesar da relevância dos instrumentos identificados, essa revisão integrativa fornece contribuições que sustentam a necessidade de utilização de ferramentas específicas para avaliação dos ambientes da prática profissional de enfermagem que incluam os componentes estrutura, processo e resultado.

Mais
artigos
NEMO-Radial

O NEMO – Radial pretende aproximar os enfermeiros da prática clínica do conhecimento e implementação da melhor evidência disponível, aumentando a segurança nos cuidados.

Ler mais »