Estabelecidas necessidades de cuidadores da pessoa com amputação do membro inferior
O artigo que conta com a participação dos docentes, Luís Carvalho e Cristina Barroso, pretendeu sintetizar as necessidades do cuidador da pessoa com amputação do membro inferior e identificar eventuais lacunas.
data

A amputação do membro inferior é incapacitante, quer para a pessoa, quer para a sua família. Esta, provoca diminuição da mobilidade, absentismo ou desemprego e isolamento social, com impacto profundo na qualidade de vida, na saúde mental e emocional da pessoa e, consequentemente, de seus familiares. O confronto com a nova realidade ocorre principalmente no regresso ao domicílio, onde os familiares cuidadores assumem um papel essencial. A transição para o papel de cuidador envolve sentimentos e necessidades múltiplas, pelo que a identificação das suas necessidades é fundamental para que a transição para esse novo papel seja saudável.

Neste sentido, o artigo, publicado na revista Millenium, retrata o protocolo de uma revisão scoping que tem por objetivo mapear as necessidades dos familiares cuidadores da pessoa com amputação do membro inferior.

Intitulado “Necessidades Dos Familiares Cuidadores Da Pessoa Com Amputação Do Membro Inferior: Protocolo Scoping Review”, o estudo recorre a uma scoping review de acordo com metodologia Joanna Briggs Institute. A revisão irá considerar os estudos que incluem as necessidades dos familiares cuidadores da pessoa com amputação do membro inferior no regresso a casa. Estudos em português, inglês e espanhol serão incluídos.

Com a realização do estudo, pretende-se sintetizar o conhecimento sobre as necessidades do cuidador da pessoa com amputação do membro inferior, bem como identificar eventuais lacunas existentes na área referida.

O estudo é da autoria de Diana Rodrigues, Sofia Castanheira, Luís Carvalho e Cristina Barroso.

Respostas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS
Mais
artigos
ESEPConcilia

O presente projeto tem como principal objetivo promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal
e familiar, como condição para uma cidadania plena

Ler mais »