Construção de um modelo explicativo sobre o papel dos enfermeiros na comunicação de más notícias
Comunicação de más notícias
Num artigo publicado, em coautoria com docente da ESEP, aborda-se a viabilidade e a necessidade de construir um modelo explicativo sobre o papel dos enfermeiros na comunicação de más notícias.
data

A comunicação de más noticias pode revelar-se uma tarefa difícil e exigente para os profissionais de saúde, não sendo os enfermeiros de emergência extra-hospitalar exceção. Neste sentido, e no quadro de uma investigação mais ampla, foi desenvolvido um estudo preliminar com o objetivo de verificar a viabilidade da construção de um modelo explicativo do papel dos enfermeiros de emergência extra-hospitalar durante a comunicação de más notícias, à luz das teorias de Afaf Meleis e Jean Watson.

De acordo com a literatura, a teoria das transições de Afaf Meleis pretende expor as interações entre enfermeiros e pessoas cuidadas, explicando como os primeiros podem ajudar os seus clientes, à medida que estes vivenciam transições.

A teoria de Jean Watson alude à reciprocidade entre o profissional e a pessoa cuidada, tendo como meta o cuidado holístico, a partir do entendimento das questões espirituais e existenciais, propondo uma intervenção consciente nos cuidados, potencializando a cura e a integridade.

Deste modo, o estudo recorreu a uma análise baseada numa revisão narrativa da literatura, através de pesquisa em bases de dados científicas. Para identificar os estudos foram utilizados e conjugados os seguintes termos: “health communication, truth disclosure, nurses, nursing research, nursing, nursing theory, breaking bad news, delivery bad news, Meleis theory, Watson theory, Meleis, Watson”. Para a seleção dos estudos foi utilizado o gestor EndNote X9. A extração e a síntese narrativa de dados foi realizada por um revisor.

No artigo publicado na revista Servir, dos treze artigos selecionados, quatro abordam o tema da comunicação de más notícias utilizando a teoria de Meleis e nove de Watson. Verifica-se que a gestão desta comunicação, por parte do enfermeiro, implica o cumprimento de três etapas: autopreparação, preparação do ambiente e a preparação da família.

Assim, foi possível concluir que é viável e necessária a construção de um modelo explicativo do que poderá ser o papel dos enfermeiros durante a comunicação de más notícias no contexto extra-hospitalar. Este modelo poderá favorecer a ação do enfermeiro, nomeadamente na ajuda às pessoas cuidadas num momento crítico. Esta é uma ação profissional em que, a par de outras competências, muito importam a sensibilidade e a empatia como ferramentas capazes de minimizar o sofrimento do outro no curto prazo, bem como, de ajudar, nos processos de luto ou na reorganização a vida pessoal, familiar e social, que se estarão a iniciar.

O artigo intitulado “A Comunicação de Más Notícias Perspetivada Segundo Meleis e Watson: Uma Revisão Narrativa” é da autoria de Hélène Ferreira Malta, Isabel Maria Fernandes, Eduardo Santos, Rui Baptista, Maria Aurora Pereira e Paulo Parente.

O artigo publicado descreve os resultados de uma etapa preliminar de investigação no quadro do doutoramento em enfermagem da autora Hélène Ferreira Malta, pelo que não apresenta os resultados finais da pesquisa.

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS
4ODS
Mais
artigos