Tecnologias de informação e comunicação maximizam a produtividade dos enfermeiros gestores
O artigo que conta com o contributo docente da ESEP, Maria José Lumini, permitiu concluir que as tecnologias de informação e comunicação são essenciais para a prática clínica dos enfermeiros gestores.
data

Na área da saúde, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são um elemento crucial para a gestão dos serviços, uma vez que permitem armazenar e partilhar informação, estando intrínsecas à maioria das atividades dos enfermeiros gestores. 

O estudo, publicado na Revista Científica Internacional RevSALUS, teve como objetivo identificar, analisar a utilidade e facilidade de utilização das estratégias que os enfermeiros gestores utilizam no processo de gestão.

Intitulado “Utilidade e facilidade no uso de recursos tecnológicos pelos enfermeiros gestores”, o artigo recorreu a um estudo descritivo constituído por 74 enfermeiros gestores. Foi utilizado um questionário auto preenchido como instrumento de colheita de dados e estatística descritiva para descrever as variáveis em estudo.

Os resultados mostraram que o correio eletrónico, a intranet e os grupos de discussão foram considerados os recursos tecnológicos que podem ser utilizados na gestão em enfermagem. As tecnologias que estão disponíveis com maior frequência nas instituições de saúde são o correio eletrónico, a intranet e o S-Clínico. No exercício da gestão em enfermagem, a vídeo conferência e o correio eletrónico são os recursos tecnológicos mais utilizados. As tecnologias como o correio eletrónico e o S-Clínico são úteis na prática clínica e na gestão de informação, já a videoconferência é útil na gestão da informação e formação. Por outro lado, o correio eletrónico e a intranet são as tecnologias mais fáceis de utilizar na gestão dos recursos humanos.

Deste modo, foi permitido concluir que as TIC permitem aos enfermeiros gestores dispor de informação atualizada no momento certo, o que lhes possibilita orientar a prática clínica, maximizando a produtividade através da utilização adequada dos recursos disponíveis.

Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
3ODS
9ODS
Apoio
santander-logo-peq
Mais
artigos