120 de Ciência: aumentar a literacia em saúde mental pode ser apoio para os estudantes

Published by Ana Beatriz Matos on
O estudo de José Carlos Carvalho e Carlos Sequeira, docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, permitiu concluir que aumentar a literacia em saúde mental pode ser uma estratégia para apoiar os estudantes do ensino superior.
O estudo com o título “Predictors of positive mental health in higher education students. A cross‐sectional predictive study” teve como finalidade descrever a saúde mental positiva, a vulnerabilidade psicológica e identificar os preditores de saúde mental positiva em estudantes do ensino superior.
Publicada na Wiley Online Library, a investigação resultou num estudo transversal e preditivo com uma amostra de 3322 estudantes, utilizando um questionário online com informação sociodemográfica, o questionário de saúde mental positiva e a escala de vulnerabilidade psicológica.
A maioria dos participantes registaram um nível próspero e 67,7% da amostra pontou níveis altos de vulnerabilidade psicológica.
A investigação determinou que o género, a idade, o exercício físico regular, uma dieta saudável, o número de refeições por dia e atividade de lazer são significantes preditores positivos de saúde mental positiva. A vulnerabilidade psicológica é o único significante preditor negativo. Deste modo, foi concluído que aumentar a literacia em saúde mental pode ser uma estratégia para apoiar os estudantes do ensino superior.
O estudo que conta com o contributo das docentes da ESEP, Olga Ribeiro, Bárbara Gomes e Manuela Martins, conclui que o programa de reabilitação funcional teve um impacto positivo na diminuição da frequência e quantidade de perdas de urina.
O artigo de Manuela Martins, em coautoria, revela que as condições de trabalho constituem o fator limitador da promoção da capacidade física dos idosos.
O estudo permitiu concluir que estratégias de apoio social no contexto laboral pode prevenir ou reduzir o presentismo nos profissionais do ensino superior, bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida.
0 Comments