120 de Ciência: aumentar a literacia em saúde mental pode ser apoio para os estudantes

Published by Ana Beatriz Matos on

O estudo de José Carlos Carvalho e Carlos Sequeira, docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto, permitiu concluir que aumentar a literacia em saúde mental pode ser uma estratégia para apoiar os estudantes do ensino superior. 

O estudo com o título “Predictors of positive mental health in higher education students. A cross‐sectional predictive study” teve como finalidade descrever a saúde mental positiva, a vulnerabilidade psicológica e identificar os preditores de saúde mental positiva em estudantes do ensino superior.

Publicada na Wiley Online Library, a investigação resultou num estudo transversal e preditivo com uma amostra de 3322 estudantes, utilizando um questionário online com informação sociodemográfica, o questionário de saúde mental positiva e a escala de vulnerabilidade psicológica.

A maioria dos participantes registaram um nível próspero e 67,7% da amostra pontou níveis altos de vulnerabilidade psicológica.

A investigação determinou que o género, a idade, o exercício físico regular, uma dieta saudável, o número de refeições por dia e atividade de lazer são significantes preditores positivos de saúde mental positiva. A vulnerabilidade psicológica é o único significante preditor negativo. Deste modo, foi concluído que aumentar a literacia em saúde mental pode ser uma estratégia para apoiar os estudantes do ensino superior.

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