120 de Ciência: Game2FamilyNursing pode ajudar no treino de enfermagem familiar

Published by Ana Beatriz Matos on
O uso do Game2FamilyNursing pode ajudar e contribuir para uma ferramenta educacional no treino de enfermagem familiar. Esta foi a conclusão do estudo das docentes da ESEP, Carla Sílvia Fernandes, Joana Campos e Maria Manuela Martins.
A prática de cuidados de enfermagem centrados na família traz benefícios positivos para os cuidados de saúde. Neste sentido, o artigo intitulado “Game2FamilyNursing: Study of a digital game to promote knowledge about family nursing” pretende descrever a perceção e usabilidade de um jogo para promover o conhecimento acerca de avaliação e intervenção familiar.
Publicado na revista Nursing Practice Today, o estudo envolveu 102 enfermeiros e estudantes de enfermagem na segunda metade de 2021. A evolução foi registada usando um instrumento de usabilidade de jogos, o inventário de motivação intrínseca e questões abertas sobre as vantagens e desvantagens dos jogos.
A média de resultados foi alta, o que significa que os valores foram observados em todas as dimensões do Inventário de motivação intrínseca. Relativamente às vantagens e desvantagens dos jogos, 198 códigos foram agrupados em sete categorias e 30 subcategorias, destacando-se mais vantagens do que desvantagens.
Assim, o jogo foi avaliado positivamente pelos participantes. Os resultados sugerem que o uso do Game2FamilyNursing pode ajudar e contribuir para uma ferramenta educacional no treino de enfermagem familiar.
O estudo que conta com o contributo das docentes da ESEP, Olga Ribeiro, Bárbara Gomes e Manuela Martins, conclui que o programa de reabilitação funcional teve um impacto positivo na diminuição da frequência e quantidade de perdas de urina.
O artigo de Manuela Martins, em coautoria, revela que as condições de trabalho constituem o fator limitador da promoção da capacidade física dos idosos.
O estudo permitiu concluir que estratégias de apoio social no contexto laboral pode prevenir ou reduzir o presentismo nos profissionais do ensino superior, bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida.