Apresentada em 2021, a candidatura conta com dados relativos a 2020. Através de um questionário, pretendeu-se responder aos vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No caso da ESEP, foram considerados para inserção de dados os ODS 3 – Saúde e bem-estar -, 4 – Educação de qualidade -, 5 – Igualdade de género – e 17 – Parcerias para a implementação dos objetivos.
Os resultados, publicados em abril de 2022, demonstraram que a ESEP obteve um score de 50.5/100, sendo posicionada entre 801 e 1000 num total de 1.406 instituições de ensino superior avaliadas. A maioria dos indicadores situaram-se dentro da média calculada.
Neste sentido, a Escola Superior de Enfermagem do Porto continuará a monitorizar o seu progresso relativo aos objetivos de desenvolvimento sustentável, acompanhando a evolução das outras instituições de ensino superior e implementando internamente melhorias para responder aos desafios colocados pelos diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Criado em 2019, o Times Higher Education Impact Rankings tem como objetivo criar as únicas tabelas classificativas a nível mundial para avaliar as instituições de ensino superior face aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O Times Higher Education é uma plataforma que reúne e agrega classificações das instituições de ensino superior em todo o mundo, sobre a avaliação de desempenho, visando a oferta de um recurso para que os diferentes públicos compreendam as missões e objetivos alcançados pelas instituições de ensino superior. As classificações abrangem as três principais áreas de atividade das instituições de ensino superior: investigação, impacto e ensino.
Resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
